A filosofia a ser ensinada: pensamento e filosofia em Xavier Zubiri

Autores

  • Renata Tavares UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1203

Palavras-chave:

Ontologia, Ensino de Filosofia, Xavier Zubiri

Resumo

o presente trabalho explora, ainda que de forma breve, os fundamentos da metafí­sica de Xavier Zubiri e procura, a partir deles, apontar para a necessidade de se repensar o conceito de filosofia, o que levado à discussão do papel da filosofia dentro da escola de ní­vel médio, incita uma série de reflexões importantes e pouco realizadas atualmente. Zubiri é um autor que, ao construir a proposta de uma metafí­sica consoante com a fí­sica do século XX, busca trazer a filosofia para o seu objeto original, a realidade material, da qual foi se afastando ao longo de toda a sua História. A crise atual do pensamento apontada por inúmeros autores de filosofia contemporânea tem em Zubiri um diagnóstico bastante especí­fico: a tentativa da filosofia de promover uma razão independente do corpo. Apresenta-se brevemente o conceito zubiriano de inteligência senciente, ideia que nos obriga a questionar os caminhos que segue a filosofia atual. Para Zubiri, o caminho deveria deixar de ser o de (apenas) anunciar o próprio fim e criticar o próprio passado, para ser o de uma revalorização da racionalidade, só que em nova perspectiva.

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Biografia do Autor

Renata Tavares, UNESPAR

graduada em Filosofia (2004), mestre em Ciência da Literatura (2007) e doutora em Filosofia (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta do colegiado de Filosofia da UNESPAR - Campus União da Vitória. Atua nas áreas de filosofia contemporânea, poética, e filosofia da dança.

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Publicado

2017-05-01