Formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos numa década de produções acadêmicas

Autores

  • Rayane De Jesus Santos Melo Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Consuelo Alves Lima Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1170

Resumo

Este trabalho apresenta um resgate bibliográfico das produções acadêmicas relacionadas à formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente ao perí­odo de 2006 a 2015, nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil. Numa abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido com base em pesquisas registradas em teses e dissertações divulgadas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (Capes), banco de livre acesso, orientado pelas palavras-chave "EJA" e "Educação de Jovens e Adultos" . O texto traça um panorama atual das produções realizadas no campo da EJA, especificamente, sobre a formação inicial de educadores de jovens e adultos. Constata-se que, apesar de a Educação de Adultos vir ocupando maior espaço na sociedade, incluindo o aspecto da formalização legal, as ações das instituições de ensino superior, particularmente dos Programas de Pós-Graduação, continuam tí­midas, e a EJA se mantém à margem da sociedade.

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Biografia do Autor

Rayane De Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, seguindo a linha de pesquisa Ensino Aprendizagem e Formação docente; Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano; e Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão.

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão

Docente do Departamento de Fí­sica e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal do Maranhão - São Luí­s e Doutora em Fí­sica.

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Publicado

2017-06-07