Produção de laços interdisciplinares pela intencionalidade no planejamento coletivo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.3.1067Resumo
A interdisciplinaridade surge como uma possibilidade para superar o pensamento fragmentado, na intenção de possibilitar a formação de indivíduos capazes de compreender o mundo globalizado. Assim, o presente artigo tem como objeto de estudo o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo, busca-se, a partir dos relatos dos docentes, investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a intencionalidade no planejamento coletivo. Utilizamos a cartografia na perspectiva de Kastrup et. al. como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para tanto, operamos com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebemos que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, na intenção de desenvolver um planejamento constituído pela articulação das singularidades envolvidas.
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