Interação entre professor ouvinte e discente surdo: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10513Resumo
Resumo: Pessoas surdas usuárias da Libras em sala de aula, por vezes, interagem diretamente apenas com o intérprete de Libras, essa realidade é uma singularidade linguística que é desconhecida por grande parte da sociedade. Mas, como fica a relação aluno – professor? O presente trabalho se configura como parte do processo de uma pesquisa maior relacionada à tese de doutoramento da autora, e tem o objetivo de identificar a produção científica acerca das relações estabelecidas entre o professor ouvinte e o discente surdo na educação inclusiva. Para localizar as produções foram realizadas buscas booleanas no banco de teses e dissertações da Capes, em periódicos da área da educação inclusiva, na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Scopus, estabelecida por palavras-chaves e operadores de busca. Como resultados, identificamos dois artigos que versam sobre as interações entre alguns dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos e nenhuma pesquisa específica que tratasse da interação entre professor e aluno surdo como objeto de pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática.
Palavras-chaves: Professor, Surdo, Relação, Revisão Sistemática da Literatura.