A construção de um Produto Educacional para a formação de futuras(os) pedagogas(os): desafios de uma formadora de professoras(es) em formação

Autores

  • Sueli Ferreira dos Santos Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Enio Freire de Paula Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP) https://orcid.org/0000-0003-0395-4689

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10301

Resumo

Resumo: Nesse artigo, socializamos os movimentos decorrentes da vivência em um programa de Mestrado Profissional da área de Ensino de Ciências e Matemática e da construção de um produto educacional direcionado a problematizar a temática da Alfabetização Científica na formação inicial de professores. Direcionado para as(os) docentes dos Núcleos Docentes Estruturantes de cursos de Licenciatura em Pedagogia, o material construído advém de uma pesquisa de mapeamento dos projetos pedagógicos desses cursos ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sudeste. No decorrer da análise desses documentos identificamos alguns silenciamentos, entre os quais destacamos: (i) a escassez de espaços de discussão sobre a AC, (ii) distanciamento da realidade social dos estudantes sobre a prática científica e (iii) a ausência de sinalizações de práticas reflexivas sobre questões éticas e sociais relacionadas ao fazer científico no currículo do Ensino de Ciências. Esses fatores foram cruciais para a construção do que nomeamos como elementos potencializadores para o fomento da Alfabetização Científica.

Palavras-chaves: Alfabetização Científica, Formação de Professores, Ensino de Ciências, Licenciatura em Pedagogia. Produto Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Ferreira dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO).

Enio Freire de Paula, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Presidente Epitácio (IFSP/PEP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO).

Downloads

Publicado

2025-08-29