O Ensino Integrado em Perspectiva: Um Levantamento de Produções sobre a Interdisciplinaridade no Curso Técnico em Eletrotécnica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10230Resumo
Resumo: Este estudo busca compreender como se relacionam as disciplinas do núcleo comum e os componentes técnicos no curso integrado de Eletrotécnica. Para isso, utiliza-se o mapeamento como metodologia (BIEMBENGUT, 2008) para atualizar o panorama das pesquisas sobre o tema. Foram analisadas quatro dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, publicadas entre 2009 e 2021. Dessa análise, emergiram duas categorias principais: Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem no ensino técnico profissionalizante e A integração dos saberes comuns e técnicos: um olhar sobre a estrutura curricular. O principal desafio identificado é promover, na prática, a integração entre as disciplinas da formação geral (propedêuticas) e da formação técnica, característica central dessa modalidade de ensino.
Palavras-chaves: ensino médio integrado, eletrotécnica, mapeamento.