Integração da impressão 3D no ensino de ciências da natureza: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10112Resumo
Resumo: A impressão 3D tem se configurado como uma das tecnologias mais promissoras nos últimos anos, em que é possível ser utilizada em diferentes áreas, como indústria, medicina, engenharia, entretenimento e Educação. Na Educação a impressão 3D apresenta diversas possibilidades para contribuir com a facilitação do processo de ensino e aprendizagem, tais como a criação de material didático personalizado e a criação de protótipo para visualização de conceitos abstratos através de modelos tridimensionais. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura no Google Acadêmico no período de 2018 a 2023 para investigar e analisar trabalhos que utilizaram a impressão 3D como ferramenta de ensino no contexto das Ciências da natureza no Ensino Médio. Os resultados revelam que o uso da impressão 3D está concentrado em três focos: (i) como ferramenta para suprir a carência de material didático; (ii) como ferramenta para construção de material acessível para estudantes com deficiência e (iii) como recurso para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as pesquisas apontam que o uso da impressão 3D pode agregar conhecimento aos estudantes, facilitando a aprendizagem de temas abstratos e de difícil visualização.
Palavras-chaves: Impressão 3D, Ciências da Natureza, Ensino médio, Revisão Sistemática.