A Inovação tecnológica na educação inclusiva e a consciência possível dos professores

Autores

  • Everton Carlos Crema Unespar, campus União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.10088

Resumo

Resumo: Os conceitos de inovação tecnológica, educação inclusiva e a teoria da consciência possível de Lucien Goldmann (1913-1970), se articulam buscando contextualizar os problemas, os limites e o fazer de professores na Educação Básica, dentro de seus processos formativos e trabalho docente, da licenciatura às formações continuadas e a relação desse conhecimento com as experiências e práticas pedagógicas cotidianas. Como proposta, procuramos relacionar as condições de produção/relação do pensamento educacional docente às áreas da inclusão escolar e inovação tecnológica, conformando uma epistemologia consciente do conhecimento a partir dos processos cognitivos da consciência e da realidade escolar, ou como os professores pensam suas metodologias e práticas de ensino. Parte da reflexão aponta para o modelo formativo verticalizado e singularizado do conhecimento acadêmico nas licenciaturas e sua incapacidade de integrá-los em uma metodologia de ensino aprendizagem significativa dentro da educação escolar em suas diversas áreas do conhecimento. Também apontamos problemas de infraestrutura e recursos humanos que impactam severamente uma educação inclusiva e o uso da tecnologia nas salas de aula, sem o mínimo de condições e suporte direcionados a essas áreas em especial, assim. qualquer proposta curricular ou pedagógica se apresenta inconsistente, sobrecarregando consideravelmente o trabalho docente e sua eficiência e eficácia educativa. Optamos por apresentar como proposta pedagógica resolutiva a perspectiva e o uso de metodologias ativas baseadas no currículo por projeto, contemplando ações integradas entre as disciplinas e seus conteúdos comuns com a participação direta dos alunos. Em resultado, a reflexão sobre os problemas educacionais nos campos inclusivos e tecnológicos da educação podem ser resolvidos através de projetos de intervenção direcionados.


Palavras-chaves: Inovação tecnológica, educação inclusiva, consciência possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-25