Transgressão dos paradigmas do ensino tecnicista na EPT: caminhos para uma educação humana integral
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10044Resumo
Resumo: O artigo propõe um estudo crítico dos paradigmas tecnicistas da educação profissional, realizando uma análise histórica desse modelo, que prioriza a instrumentalização do ensino e a memorização mecânica em detrimento do desenvolvimento integral do ser humano. Por meio de uma revisão bibliográfica, busca-se identificar estratégias para transgredir esse modelo, ainda presente nas práticas educacionais, e propor caminhos viáveis para uma educação humana integral, voltada ao desenvolvimento dos alunos para além dos conteúdos aplicados em sala de aula, promovendo uma preparação para a vida em sociedade. O trabalho apresenta uma breve trajetória da educação profissional, identificando alguns aspectos tecnicistas e discutindo possíveis caminhos para a ruptura desses paradigmas. Propõe-se um ensino que não apenas prepara para o mercado de trabalho, mas que também forma cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e humana.
Palavras-chave: Ensino tecnicista; Educação humana integral; Educação Profissional