A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral

Autores

  • Hermes Coelho Gomes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Eduardo Augusto Östergren Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.759

Resumo

Este artigo é uma breve reflexão sobre a preparação do regente no trabalho de construção da sonoridade orquestral. Uma orquestra, com suas diversas possibilidades de formação instrumental e atuação, conta, individualmente, com músicos de alta qualidade interpretativa, entretanto, seu resultado sonoro está intimamente ligado à competência do regente em transmitir suas ideias aos músicos, fundamentada em seu estudo individual, anterior ao primeiro ensaio e sua capacidade de comunicação, principalmente durante o perí­odo de preparação. O artigo aponta, de forma pragmática, elementos para o estudo e a preparação do regente e ainda indica possibilidades técnicas adicionais propondo caminhos, como ferramentas, que o auxiliem na execução de sua tarefa de condução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermes Coelho Gomes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp (2012) com a tese: O regente orquestral contemporâneo por uma visão contextualizada; Mestre em Música pela Unicamp com a dissertação: Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky: subsí­dios para uma interpretação. Coordenador dos grupos de música de câmara da PUC Campinas; Regente da Orquestra e Coral Ars Musicalis; Coral Exsultate. Maiores informações http://arsmusicalis.blogspot.com.

Eduardo Augusto Östergren, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Música pela Indiana University (1978) e "Laureate Conductor, Lafayette Symphony Orchestra, Indiana". Atualmente é professor doutor no Instituto de Artes da Unicamp e Diretor Artí­stico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Tem experiência na área de Humanas, com ênfase em Lingüí­stica, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Orquestra Sinfônica, História da Música, Pesquisa Musical, Regência Orquestral e Coral.

Downloads

Publicado

30.06.2015

Como Citar

Gomes, H. C., & Östergren, E. A. (2015). A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral. Revista Vórtex, 3(1), 159–175. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.759

Edição

Seção

Artigos