Aplicação pedagógica dos estudos para violão de Leo Brouwer em sua obra de concerto

Autores

  • Claryssa de Pádua Morais Universidade Estadual de Campinas, Brasil
  • Fabio Scarduelli Universidade Estadual de Campinas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.1.449

Resumo

A partir de um processo analí­tico comparativo, este trabalho pretende identificar as demandas técnicas e estilí­sticas recorrentes nos Estudios Sencillos para violão do compositor cubano Leo Brouwer (1939), e em três obras de concerto do mesmo autor, selecionadas a partir de suas três fases composicionais: Danza Caracterí­stica, pertencente à primeira, La Espiral Eterna, à segunda, e El Decamerón Negro, à terceira. Utilizando como principal referencial teórico a série didática para violão do violonista e compositor uruguaio Abel Carlevaro (1916-2001), objetivou-se encontrar relações entre os resultados obtidos para então avaliar a aplicação pedagógica dos estudos nas obras em questão. Com isso, pretende-se demonstrar a importância da incorporação desses estudos na formação básica de estudantes de violão, como forma de preparação e desenvolvimento técnico-estilí­stico para a prática e compreensão de obras de ní­vel mais elevado do compositor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claryssa de Pádua Morais, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas, com ênfase na modalidade de Bacharelado em Instrumento - Violão Erudito. É concluinte do curso de Licenciatura com Habilitação em Música. Desenvolve pesquisa de Iniciação Cientí­fica junto ao Departamento de Música da Unicamp, fomentada pelo CNPq, desde 2012. No perí­odo letivo de 2010, foi selecionada para participar do Programa de Intercâmbio Estudantil entre a Unicamp e a Pontificia Universidad Católica de Chile (PUCC), em Santiago, Chile. Desde o iní­cio de 2012, encontra-se em intercâmbio com a Universidade de São Paulo (USP/SP), realizando trabalho com o Prof. Dr. Edelton Gloeden. Atua como violonista, pesquisadora, professora de violão e produtora cultura, desenvolvendo e agenciando projetos desde 2011. Integra o grupo Camerata de Violões de Campinas, com o qual conquistou a 1ª colocação no XI Concurso Internacional de Violão do Uruguai.

Downloads

Publicado

30.06.2014

Como Citar

Morais, C. de P., & Scarduelli, F. (2014). Aplicação pedagógica dos estudos para violão de Leo Brouwer em sua obra de concerto. Revista Vórtex, 2(1), 74–87. https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.1.449

Edição

Seção

Artigos