Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op.33 de Karol Szymanowski

Autores

  • Regiane Alves
  • Luciana Noda Universidade Federal da Paraí­ba
  • Durval Cesetti Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3205

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o planejamento e as estratégias de estudo aplicadas na construção da performance dos seis primeiros Études Op.33 de Karol Szymanowski (1882-1937). O planejamento e preparação da performance foi dividido em três etapas e as ferramentas utilizadas para coleta de dados consistiram em um diário de estudo que serviu para a autoavaliação contí­nua durante o planejamento e registros de áudio. As oito estratégias aplicadas nas sessões de práticas revelaram-se flexí­veis, bem escolhidas e eficientes, promovendo a criatividade durante a prática e um comportamento seguro e positivo durante a performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Alves

Mestra em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bacharela em música pela Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: ane_ap@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2775-2814

Luciana Noda, Universidade Federal da Paraí­ba

Doutora e Mestra em Música (UFRGS). Foi Fulbright Visiting Scholar na University of Colorado-Boulder. Professora de Piano da UFPB, atua no PPGM da UFPB e UFRN. Tem apresentado regularmente suas pesquisas em congressos nacionais e internacionais. E-mail: lucnoda@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3265-9988

Durval Cesetti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

"Um pianista de rara musicalidade" (La Presse, Montreal), Durval Cesetti é doutor pela McGill University (Canadá), professor da Escola de Música da UFRN e Professor Visitante Honorário do Conservatório de Música da Tianjin (China). E-mail: durval.cesetti@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3269-9149

Referências

ALVES, Regiane; FERREIRA, Ana Cristina Santos.; CESETTI, Durval. Hipermobilidade Articular em Instrumentistas: medidas preventivas e tratamentos. Revista Vórtex, v.5, n.2, p.1-13, set. 2017.

BARRY, Nancy. The effects of practice strategies, individual differences in cognitive style, and gender up on technical accuracy and musicality of student instrumental performance. Psychology of Music, v. 20, n.2, p.112-123, out. 1992.

BARROS, Luí­s Claúdio. Retrospectiva histórica e temáticas investigativas nas pesquisas empí­ricas sobre o processo de preparação de performance. Per Musi, n.31, p.284-299, jun. 2015.

CHAFFIN, Roger; IMREH, Gabriela; CRAWFORD, Mary. Practicing perfection: memory and piano performance. Mahwah. NJ: Erlbaum, 2002.

CHAFFIN, Roger; LEMIEUX, Anthony F. General perspectives on achieving musical excellence. In WILLIAMON, Aaron (editor), Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004. Cap.2, p.19-40.

ERICSSON, K. Anders; Krampe, Ralf Th.; Tesch-Römer, Clemens. The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychological Review, v.100, n.3, p.363-406, 1993.

GRUSON, Linda. Rehearsal skill and musical competence: does practice makes perfect? In: SLOBODA, John. Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, improvisation and Composition. Oxford: Clarendon Press, 1988, p.91-112.

HALLAM, Susan. The development of expertise in young musicians: strategy use, knowledge acquisition and individual diversity. Music Education Research, v.3 n.1, p.7-23, mar. 2001.

HAMMOND, Clare. Szymanowski - Etudes Op.33, Nos. 1-8. Disponí­vel em: <https://vimeo.com/25983776>. Acesso em: 21 set. 2017.

JOHNSTON. Philip. The practice revolution. Australia: Practice Spot Press, 2002.

JORGENSEN, Harald. Instrumental practice: quality and quantity. Musiik kikasvatus: The Finnish Journal of Music Education (FJME). v.11 n.1–2, p.8-18, 2008.

______. Strategies for individual practice. In WILLIAMON, Aaron (Ed.), Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004 Cap.5, p.85-103.

JUSLIN, Patrik. N.; FRIBERG, Anders; SCHOONDERWALDT, Erwin; KARLSSON, Jessika. Feedback learning of musical expressivity. In WILLIAMON, Aaron (Ed.), Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004. Cap.13, p.247-265

LEE, Sinae. Sinae Lee plays Szymanowski 12 Etudes, Op.33. Royal Conservatoire of Scotland, UK, Out. 2016. Disponí­vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=2ciABhczr20> Acesso em: 3 out. 2017.

NIELSEN, Siw G. Self-regulating learning strategies instrumental music practice. Music Education Research, v.3 n.2, p.155-67, set. 2001.

______. Learning strategies in instrumental music practice. British Journal of Music Education, v. 16 n. 3, p. 275-91, nov. 1999.

ROSTRON, Andrew; BOTTRILL, Suzanne. Are pianists different? Some evidence from performers and nonperformers. Psychology of Music, v.28, p.43-61, 2000.

RUBIN-RABSON, Grace. Studies in the psychology of memorizing piano music: III. A comparison of massed and distributed practice. Journal of Educational, 31, 1940, p.270-284.

SMYTH, David. Patterning Beyond Hypermeter. College Music Symposium 32, [S.l.], p.79-84, 1992.

SZYMANOWSKI, Karol. 12 Études, Op.33. Viena, AUT: Universal Edition, 1922. Partitura.

TANG, Wein-Qin Claire. A Study of Karol Szymanowski"™s Musical Evolution in Selected Piano Works. 2004. 58 f. Tese (Doutorado em Música) - School of Music da Michigan State University, CA, 2004.

WILLIAMON, Aaron (Ed.). Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: University Press, 2004.

WILLIAMON, Aaron; THOMPSON, Sam. Evaluating evaluation: musical performance assessment as a research tool. Music Perception, v.21 n.1, p.21-41, mai. 2003.

WILLIAMON, Aaron; VALENTINE, Elizabeth. Quantity and quality of musical practice as predictors of performance quality. The British Journal of Psychology, 91, p.353-376, ago. 2000.

______. The role of retrieval structures in memorizing music. Cognitive Psychology, n.44, p.1-32, fev. 2002.

Downloads

Publicado

01.12.2019

Como Citar

Alves, R., Noda, L., & Cesetti, D. (2019). Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op.33 de Karol Szymanowski. Revista Vórtex, 7(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3205

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)