Gêneros musicais e indústria fonográfica na construção identitária da banda Titãs

Autores

  • Matheus Rocha Grain Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2676

Palavras-chave:

Titãs, Cabeça Dinossauro, identidade, gênero musical, indústria fonográfica

Resumo

Este artigo trata da construção do que é compreendido como identidade musical da banda Titãs, durante a década de 1980, a partir de sua relação com diferentes gêneros e subgêneros musicais e o lugar ocupado na indústria fonográfica. Por meio da pesquisa na mídia especializada, busco acompanhar e descrever o impacto do disco Cabeça Dinossauro (1986) na constituição do estilo e identidade da banda. No processo, os gêneros e subgêneros musicais são utilizados enquanto elementos de um léxico musical que incorporam significados em trânsito na cultura popular. Também busco apontar como esse processo de construção identitária, a partir do conceito de identidade emergido em Velho (1994), Hall (2005), Agier (2001) e Maffesoli (1996), liga-se tanto a questões estéticas e de identificação coletiva quanto a demandas de mercado, envolvendo músicos, produtores, agentes da indústria fonográfica e a aceitação do público.

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Biografia do Autor

Matheus Rocha Grain, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado pela UNESPAR - Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestre em musicologia-etnomusicologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa nas áreas de música popular, rock e semiótica aplicada í  música. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6231-3593. E-mail: matheus_rocha541@hotmail.com

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Publicado

01.04.2019

Como Citar

Grain, M. R. (2019). Gêneros musicais e indústria fonográfica na construção identitária da banda Titãs. Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2676

Edição

Seção

Artigos