A imagem musical compreendida à luz dos estágios de audiação notacional: Um estudo sobre a leitura musical significativa aplicada a músicos profissionais

Autores

  • Ronaldo da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2156

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório acerca da natureza da leitura musical significativa aplicada a vinte e um músicos profissionais, em que busca verificar de que maneira o grau de complexidade da música notada influencia a compreensão aural dos participantes, frente às limitações da memória humana. Como instrumento de pesquisa, foi desenvolvido o Teste de avaliação da compreensão musical (TACMus) a fim de colher indí­cios acerca do pensamento musical dos participantes, baseando-se nos estágios de audiação de Gordon. Alguns dos resultados apontaram a possibilidade de se atingir estágios de audiação mais elevados diante de um rendimento inferior de estágios anteriores, evidenciando que as variáveis analisadas tendem a se polarizar ao redor de padrões rí­tmicos e dos padrões tonais. Por fim, foi possí­vel observar que a totalidade dos estágios de audiação pôde ser alcançada mediante abordagens mistas de leitura, ascendente e descendente.

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Biografia do Autor

Ronaldo da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em piano pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), licenciado e especialista em Educação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes (SP). Realizou o mestrado e doutorado na área de Fundamentos Teóricos no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas na área da cognição e educação musical, com temas relacionados í  leitura musical significativa em músicos profissionais e em crianças inseridas na prática de canto coral. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Cognição e Educação Musical (GEPCEM) do CNPq, e o programa de ensino, pesquisa e extensão "Educanto: educação musical por meio do canto coral infantil". E-mail: ronalldu@gmail.com

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Publicado

29.12.2017

Como Citar

da Silva, R. (2017). A imagem musical compreendida à luz dos estágios de audiação notacional: Um estudo sobre a leitura musical significativa aplicada a músicos profissionais. Revista Vórtex, 5(3), 1–19. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2156

Edição

Seção

Dossiê