Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As submissões são em fluxo contínuo. O processo de avaliação dura cerca de 3-4 meses.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O manuscrito está preparado para avaliação duplo-cega (sem identificação dos autores no manuscrito).
  • O texto está em português, inglês ou espanhol e está em conformidade com as normas da ABNT.
  • Cada autor só poderá enviar um trabalho para cada categoria de submissão por número.
  • O trabalho está dentro de uma das seguintes áreas temáticas (Música):
    - Criação Sonora e Composição Musical;
    - Computação Musical e Tecnologia da Música;
    - Estudos do som e Sonologia;
    - Estética e Filosofia da Música
    - Performance Musical;
    - Análise, Percepção e Teoria Musical;
    - Musicologia e Etnomusicologia;
    - Música Popular.
  • Somente serão aceitas submissões em que pelo menos um dos autores do trabalho possua titulação de doutor, exceto no caso de autor sênior com experiência comprovada.
  • Os autores devem ter participado suficientemente do trabalho para que seus nomes sejam listados como (co)autores. Declarar as contribuições de cada pesquisador no trabalho é fundamental para transparência do processo. Ela garante que todos os colaboradores recebam o devido reconhecimento por suas funções específicas, aumentando a credibilidade no trabalho. Em caso de dúvidas, recomendamos consultar a Taxonomia CRediT.
  • Todos os autores que participaram do trabalho estão declarados nesta submissão (nome, email e Orcid). O primeiro autor será considerado como autor de correspondência.
  • Estou ciente do conteúdo do documento Política de Ética de Publicação.
  • Todos artigos publicados serão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC-BY.

Diretrizes para Autores

Categorias

• Artigo: entre 6.000 e 10.000 palavras contabilizadas apenas no corpo do texto.
• Resenha: até 3.000 palavras contabilizadas apenas no corpo do texto.
• Tradução: de obra de terceiros, considerada relevante para a área e não disponível em formato de acesso aberto.
• Entrevista: com figuras consideradas relevantes para a área.

Baixe o Template (modelo) DOCX para aplicar em seu texto.

Observações

Observação #1: as submissões de RESENHAS devem obrigatoriamente conter a identificação dos pontos fortes e fracos da obra resenhada em termos de sua estrutura, conteúdo, estilo, clareza, coerência da linguagem empregada e relevância e significado da obra para o campo de estudos/área em que se insere. Deve fornecer exemplos específicos ou outras evidências para apoiar sua avaliação.

Observação #2: submissões de TRADUÇÕES devem obrigatoriamente conter informações básicas sobre o projeto de tradução, tais como o título do texto original, seu contexto de produção e sua relevância para o campo de estudos/área em que se insere, bem como as justificativas para sua publicação em língua portuguesa; o nome do tradutor, a data da tradução, a autorização do detentor dos direitos de publicação para a tradução e quaisquer outros detalhes considerados relevantes pelo tradutor.

Observação #3: Visando publicações da área de Criação (composição, arranjo, improvisação, performance e pesquisa artística etc.), a partir de junho/2023 a Revista Vórtex publicará OBRAS ARTÍSTICAS somente por meio de convite. O Corpo Editorial faz a curadoria e define artistas de trajetória reconhecida e/ou com impacto na comunidade artística que serão convidados para participar de cada número.

Observação #4: Visando publicações da área de Musicologia, a partir de junho/2023 a Revista Vórtex publicará PARTITURAS apenas como anexos de artigos. Sendo assim, a prática de publicação de partituras (manuscritos, originais, transcrições, arranjos, etc) deverá obrigatoriamente vir acompanhada de uma discussão na categoria de artigos completos.

Observação #5: Visando publicações da área de Computação Musical, a partir de junho/2023 a Revista Vórtex publicará PATCHES & CÓDIGOS apenas como anexos de artigos. Sendo assim, a prática de publicação de patches e códigos deverá obrigatoriamente vir acompanhada de uma discussão na categoria de artigos completos. Tal decisão visa qualificar o conteúdo publicado e observa o atual cenário com repositórios especializados para distribuição de código, como GitHub, Gitlab, SourceForge entre outros.

Observação #6: Visando fomentar discussões acerca das Produções Artísticas, a partir de junho/2023 a Revista Vórtex publicará GRAVAÇÕES EM AUDIOVISUAL apenas como anexos das demais categorias.

Observação #7: as categorias de publicação nos dossiês temáticos serão avaliados caso a caso.

Títulos, Resumos e Palavras-Chaves

• Título: máximo de 90 caracteres, com espaço.
• Título: evite incluir números, acrônimos, abreviações ou pontuação.
• Resumo: máximo de 150 palavras.
• Palavras-chave: máximo de 5 entradas.

Layout

• É obrigatório o uso do arquivo ‘Template’.
• Use formato de arquivo: DOCX (ou ODT).
• Tamanho da folha: A4 (210x297mm)
• Margens: 2,0cm (sup. e inf.) e 2,5cm (dir. esq.)
• Espaçamento entre linhas: 1.5
• Espaçamento entre parágrafos: 0cm
• Alinhamento justificado
• Parágrafos com recuo de 1 cm
• Os textos devem ser configurados com os tipos de fonte apresentados no template. Podem ser baixadas gratuitamente em: https://fonts.google.com/

Figuras, Exemplos, Gráficos, Fotografias e Tabelas

• Devem ser inseridas no texto com legendas (FIGURA 1, EXEMPLO 1, TABELA 1 etc.), fonte tamanho 10 e com alinhamento centralizado.
• Legendas: sempre apresentar a fonte (exceto de autoria do próprio autor): FIGURA 1 – Bob Moog e Les Paul. Fonte: Kettlewell (2002, p. 113)
• Para atender aos leitores com deficiência visual, favor descrever a ilustração/gráfico na legenda ou, no caso de uma tabela extensa, inserir um apêndice com a descrição textual.
• Toda e qualquer imagem deve ter autorização cedida pelo proprietário. Ver  “formulário de autorização para uso de imagem”.
• As imagens devem ser 100% legíveis. Recomendamos o uso de algum Editor de Imagem para o preparo das mesmas.
• Em caso de imagens digitalizadas, use 300 dpi de resolução (formatos TIFF, PNG e SVG são indicados para preservação em alta resolução).
• Favor inserir apenas tabelas editáveis.
• Fotografias devem apresentar os créditos ao fotógrafo.

Notação Musical

• Nomes das notas musicais em maiúsculas (Dó, Ré, F, G# etc.).
• Defina no texto se o Dó central é Dó3 (sistema francês) ou Dó4 (sistema norte-americano).

Fontes Especiais

• Evite misturar fontes especiais com a fonte do corpo de texto. Em caso de necessidade de uso de fontes especiais – como aquelas para notação musical ou hebraico –, prefira inserir em separado do corpo de texto, como exemplo ou figura. Em caso de exemplo forneça a fonte junto com a submissão (formato compatível com Macintosh ou Windows). Em caso de imagem, certifique-se apenas que a legenda descreve bem o seu conteúdo (para leitores cegos).

Citações (ao longo do documento)

• Até três linhas (completas) devem ser inseridas no corpo de texto com aspas duplas, fonte 12, e no sistema autor-data-página entre parênteses (Autor, 2014, p. 1). Obrigatório a indicação da(s) página(s).
• Com mais de três linhas (completas) deverão vir em um parágrafo separado e formatado em fonte 10 com recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, espaçamento simples, com sistema autor-data-página (Autor, 2014, p. 1). Separar a citação dos parágrafos anterior e posterior com uma linha em branco.
• Evite ao máximo citações sem referência de paginação. Dessa forma, é preferível (Stockhausen, 1958, p. 33) ao invés de (Stockhausen, 1958) que é um tanto vago.
• As citações devem ser estruturadas no sistema autor-data:

Uma obra com um autor: (Stockhausen, 1958, p. 33)
Uma obra com até três autores: (Boulez; Cage; Nattiez, 1980, p. 22)
Uma obra com mais de três autores: (Deliége et al., 2000, p. 11-13)
Citação de obra citada: (Forte 1977 apud Hyde, 2007, p. 57)
Obra traduzida pelo autor do trabalho: (Grisey, 1986, p. 11, tradução nossa)
Nome do autor incluído na sentença: Segundo Murail (2001, p. 35)

• Aspas simples (‘’) são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
• Notas de rodapé podem ser usadas como referências ou comentários adicionais. Indicar com numeração arábica.
• Evite notas-de-rodapé longas. Otimize a leitura do texto.
• Citação indireta é opcional (paráfrase e condensação), porém recomenda-se a indicação da(s) página(s).

Referências (no fim do documento)

Espaçamento simples entre linhas, espaçamento de 6pt entre parágrafos, fonte tamanho 12, sem indentação. Verifique abaixo alguns exemplos:

- Livros
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

- Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)
SOBRENOME, Nome. Título da parte. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do trabalho. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

- Artigos publicados em periódico
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, ano/data.

opcional: DOI. 00.0000/0000000. Disponível em: <http://>. Acesso em: 18 fev. 2019.

- Trabalhos publicados em anais de eventos científicos
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Página inicial-final do trabalho.

- Teses e dissertações
SOBRENOME, Nome. Título. Ano defesa. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado, Área). Instituição, Local, ano.

- Trabalhos publicados online
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Local de publicação [se houver]: Editora, ano. Disponível em: <http://...>. Acesso em: 13 jan. 2019

- Partituras
SOBRENOME, Nome (compositor). Título. Local: Editora, ano. Descrição (Partitura), número de páginas. Instrumento(s).

- Gravação sonora no todo (disco, cassete sonoro, CD)
AUTORIA (Compositor ou intérprete). Título. Local: Gravadora, data. Tipo de mídia.

- Gravação sonora considerada em parte
AUTORIA (Compositor). Título da parte. Intérprete: nome. In: Título do álbum. Local: Gravadora, data. Tipo de mídia.

- Entrevista publicada
AUTORIA (entrevistado). Título da entrevista. Título e dados da fonte na qual foi publicada a entrevista. Entrevista.

- Entrevista não publicada
AUTORIA. Título (se houver). Local, data. Designação específica do tipo de informação. Entrevista.

Política de Privacidade

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