Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Vórtex é um periódico científico de acesso aberto dedicado à música, disponibilizado quadrimestralmente em versão eletrônica (online), e editado sob responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da Universidade Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar/Embap – Brasil). Tem como propósito a divulgação e compartilhamento gratuito de pesquisas originais para a comunidade acadêmica, nas seguintes subáreas e campos temáticos da música: Criação Sonora e Composição Musical; Computação Musical e Tecnologia da Música; Estudos do som e Sonologia; Estética e Filosofia da Música; Performance Musical; Análise, Percepção e Teoria Musical; Musicologia e Etnomusicologia; Música Popular. A Política Editorial estimula a submissão de trabalhos em português, inglês ou espanhol nos formatos de artigo, resenha, tradução, entrevista, partitura, patches, áudio e vídeo. Os trabalhos submetidos são avaliados e revisados por pareceristas ad hoc de diferentes instituições universitárias brasileiras e internacionais, em regime duplo-cego (double blind peer review), de acordo com o compromisso de boas práticas editoriais expressas pela Revista Vórtex em sua Política de Ética de Publicação. A Revista Vórtex é classificada no estrato A1 do Qualis Periódicos da CAPES (quadriênio 2017-2020), e indexada em bases bibliométricas internacionais.

Política de Ética de Publicação

Este documento fornece informações gerais sobre nossas políticas e ética de publicação.
Clique aqui para verificar o documento completo: PDF

Periodicidade

Quadrimestral (3 edições ao ano).

Política de Acesso Livre

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem nenhum custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos dois artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem a necessidade de obter autorização prévia do editor ou autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.

Questões de gênero

Cientes dos problemas históricos de gênero dentro da academia e na sociedade como um todo, a Revista Vórtex declara-se uma apoiadora de iniciativas para a igualdade de gênero, assim como de estratégias para a constituição de uma comunidade acadêmica e científica com maiores representatividades, seja de mulheres, membros da comunidade LGBTI+ ou mesmo de povos nativos e etnias em situação de fragilidade e marginalização. Estamos também de acordo com o ODS 5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº5 Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas): https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação é do tipo duplo cego. Cada submissão passará por dois pareceristas. Havendo divergência nas avaliações, um terceiro membro será adicionado no processo. Segue abaixo um fluxograma do processo de avaliação / publicação como um todo: