Por um Olhar Contemporâneo

Autores

  • Bruno Gomes de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.15-25

Palavras-chave:

Olhar, Contemporaneidade, Imagem Dialética

Resumo

O presente texto reflete sobre o que consideramos como sendo as principais caracterí­sticas de um suposto "olhar contemporâneo". A arte contemporânea, além de ter dado vazão a uma vastidão de repertórios dos mais variados meios e feituras, foi capaz de consolidar um processo instaurado por uma prática que busca cada vez mais a ampliação de seu próprio território de ação, assegurando muito mais do que um procedimento, uma postura diferente diante do mundo. Dessa forma, relevando os trabalhos de importantes precursores desta tendência, busca-se uma reflexão que considere os aspectos essenciais dessa postura que caracteriza o "contemporâneo" na arte. Entendendo o termo menos sob o ponto de vista da categoria ou gênero artí­stico, e mais pela nova condição que ele inaugura, algo que transpassa os processos de criação e produção artí­sticos, adentrando a esfera da existência. Dessa maneira, o "contemporâneo" promove um outro "olhar", outras formas de perceber a realidade, como se o status quo do artista se liberasse do aprisionamento do "ato criador" e sugerisse a sua condição a qualquer um que queira experimentar o "lugar do artista", ampliando sua existência para a atuação de um verdadeiro "agenciador de sentidos".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formado em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em História e Crí­tica da Arte pela UERJ e doutorando em Arte e cultura contemporânea também pela UERJ.

Downloads

Publicado

2015-06-24

Edição

Seção

Artigos