A Mídia Digital na Arte e suas Materialidades em Diana Domingues e Adrián Villar Rojas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.167-185Palavras-chave:
Arte digital, Arte e matéria, Representação.Resumo
Este artigo versa sobre a relação entre a prática artística e as mídias digitais, analisando posturas diversas dos trabalhos VR Aquarium e HeartScapes, de Diana Domingues, e de Counter Strike, de Adrián Villar Rojas. O objetivo do trabalho é investigar como as materialidades do processo artístico são carregadas de sentidos próprios que influenciam a própria poética artística. Em especial, busca-se entender como o meio digital possui uma aparência de imaterialidade que oculta seus condicionamentos sociais. Para tanto, o artigo articulou a descrição e análise das obras em questão com os pressupostos das teorias da cultura material (Daniel Miller), arte e matéria (Paulo Laurentiz, Arlindo Machado e Friedrich Kittler) e representação (Stuart Hall), relacionando esses temas com as discussões do campo tecnologia e sociedade e sua crítica ao determinismo tecnológico e à neutralidade da tecnologia (Raymond Williams e Langdon Winner). Conclui-se que os meios digitais possuem materialidades inescapáveis que comportam sentidos e que a tensão entre essa materialidade a sua ilusão de imaterialidade são identificadas nos trabalhos artísticos analisados, em que o digital funciona como um meio, mais que uma nova realidade.
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