Técnica Klauss Vianna X Covid-19: um olhar sobre o movimento em tempos de pandemia

Autores

  • Mariana Cavalcante de Brito Universidade Católica Dom Bosco UCDB Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Priscila Roberta Alves Lemos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS
  • Maria Augusta de Castilho Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.2.153-163

Palavras-chave:

Técnica Klauss Vianna, Cia de Dança Contemporânea, Processo de Criação

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar como a Companhia (Cia) de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizou um trabalho de processo de criação em meio a situação de pandemia, provocada pelo Covid-19. O novo coronaví­rus alastrou-se por todo o globo e em pouco tempo, modificou toda a rotina das sociedades pelo mundo. Este trabalho foi dividido em três momentos: a apresentação da Cia de Dança; a situação da Pandemia e suas implicações para a cidade, universidade e cia; com enfoque nos estudos para a realização do processo de criação. A natureza da pesquisa é bibliográfica com revisão em livros, revistas, artigos, teses e dissertações; quanto ao tipo é descritiva. Já a abordagem é qualitativa e o método voltou- se ao indutivo, visto que é uma forma de argumentação utilizada a fim de se chegar a uma conclusão após um especí­fico raciocí­nio. Firma-se para referências conceituais a autora Jussara Miller (2017), com seu trabalho de sistematização da Técnica Klauss Vianna (TKV), o qual embasa todo o processo de criação em dança da Cia. Verificou-se ainda a relação do tópico – a presença da TKV, com a atual situação da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Cavalcante de Brito, Universidade Católica Dom Bosco UCDB Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Local -UCDB

Especialista em Dança e Expressão Corporal -IEPAT

Graduada em Educação Fí­sica -UFMS

Coreógrafa UFMS

Priscila Roberta Alves Lemos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS

Graduanda de Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pos Graduada em Dança e Expressão Corporal pelas Faculdades Integradas de Cassilândia. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela UFMS. Tem experiência na área de Educação Fí­sica desenvolvendo a Trí­ade Acadêmica (Ensino, Pesquisa e Extensão), Produção, Composição e Ensino da Dança, Dança e Esporte na Assistência Social e Fitness. É integrante da Companhia de Dança Contemporânea da UFMS. Foi Voluntária nos Jogos Olí­mpicos e Paralí­mpicos Rio 2016

Maria Augusta de Castilho, Universidade Católica Dom Bosco

Pós-doutora em Linguí­stica (2000) e Doutora em Ciências Sociais - História do Brasil (1997), ambas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora no Curso de História e no Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, sendo também responsável pelo Laboratório de História. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui mais de quarenta livros e livretes publicados e com uma produção técnica bastante desenvolvida. É avaliadora das Condições de Ensino de Cursos de História do INEP - Ministério da Educação - Brasil. Foi parecerista do MEC no Plano Nacional do Livro Didático na área de História - Ministério da Educação – Brasil. Participa do Conselho Editorial de várias revistas cientí­ficas. Atualmente coordena o grupo de pesquisa na área do Sagrado no Contexto de Territorialidade e na área do Patrimônio Cultural. É coordenadora, também do projeto Análise histórica de processos trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho 24ª região - MS (1962 - 1984), desde 2009, com a participação de bolsistas do PIBIC (CNPq/UCDB). Orienta dissertações de mestrado, TCC em cursos de graduação. Ministra palestras voltadas para a educação, sagrado, patrimônio cultural e história. Em suas atividades profissionais tem interagido com outros colaboradores em co-autorias de trabalhos cientí­ficos. Em seu Currí­culo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientí­fica, tecnológica e artí­stico-cultural são: Pesquisa, Desenvolvimento Local, Territorialidade, Religião, História, Patrimônio Cultural, Educação, Sociedade e Comunicação.(Texto informado pelo autor)

Referências

CORONAVíRUS BRASIL. Covid-19 - Painel Coronaví­rus. Disponí­vel https://covid.saude.gov.br/. Acesso 14 de agosto de 2020.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Atualização sobre casos de Coronaví­rus em Campo Grande. Disponí­vel http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/covid19/. Acesso 14 de agosto de 2020.

DUENHA, Milene Lopes; NUNES, Sandra Meyer. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos. Disponí­vel em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100099. Acesso em 15 de maio de 2020.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.

PAULES, Catharine I; MARSTON, Hilary D; FAUCI, Anthony S. Infecções por coronaví­rus - mais do que apenas o resfriado comum. Disponí­vel: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2759815. Acesso 13 de agosto 2020.

KATZ, Helena. Apresento. In: SANTANA, Ivani. Corpo aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias. São Paulo: Educ, 2002.

SCHEIR, Ricardo. Dicas para anotar. In: NASSUR, Octávio. Culinária coreográfica: desmedidas de receitas para iniciantes na cozinha cênica. Santa Maria: Pallotti, 2012.

UFMS. Plano de contingência. Disponí­vel em https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2020/03/Plano_Vs1-3.pdf. Acesso 15 de agosto de 2020.

UFMS. Plano de Contingência Universidade Federal de Mato Grosso do Sul COVID-19. Disponí­vel:https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2020/03/Plano_Vs1-3.pdf. Acesso 13 de agosto de 2020.

SIGPROJ UFMS. Programa de Extensão Universitária. Cia de dança contemporânea da UFMS. Disponí­vel em https://sigproj.ufms.br/. Acesso em 10 de agosto 2020.

WACHOWICZ, Fatima. Organismo dança contemporânea. In: XAVIER et al. (org.). Pesquisas em dança: Volume I. Joinville: Letradágua, 2008.

WIERSINGA, W. Joost; RHODES, Andrew; CHENG, Allen C. Fisiopatologia, transmissão, diagnóstico e tratamento da doença do coronaví­rus 2019 (COVID-19). Disponí­vel: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2768391?resultClick=1.

Acesso 13 de agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Eixo Temático "Arte e Covid-19"