Uma análise no discurso das instalações Birdcalls e Feedback: vanguardas e engajamentos da arte

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.249-257

Palavras-chave:

Artes Plásticas

Resumo

Este artigo discute sobre as rupturas e engajamentos que a arte contemporânea sofreu deste os anos 60 até os dias atuais, questões sobre os embates da arte e o binômio pós-moderno e o contemporâneo. Mostraremos como o surgimento da instalação artí­stica tornou-se um gênero que em sua essência questiona o meio na qual ela se insere. Propomos a análise da instalação Birdcalls da artista Louise Lawler, uma das pioneiras da arte polí­tica e também pioneira em trabalhar o conceito da sound art e Feedback de Janett Cardiff. Nesse sentido, este artigo terá como recorte um perí­odo especí­fico dentro da história da arte, que compreende os movimentos que tiveram grande dimensão nas décadas de 1960, como o minimalismo, a pop art, e particularmente, a música experimental até a arte contemporânea atual.

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Biografia do Autor

Dimitrio Joviano Pinel, Universidade Federal do Espí­rito Santo - UFES - Mestrado

Graduaao em Artes Plásticas pela UEMG/ Mestre pela UFES

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Publicado

2020-05-25

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