Quando a performance começa?: uma poética edificada sobre a afetividade e a cibercultura

Autores

  • Marcella Nunes Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.16-27

Palavras-chave:

Performance Arte, Relações afetivas, Cibercultura, Autoetnografia,

Resumo

O artigo apresenta o estudo, elaboração e execução de uma ação performativa transversal que parte de uma pesquisa em Poéticas Visuais na Arte Contemporânea. O objetivo do estudo se constituiu da criação de uma Performance que discute a entrada da tecnologia nos relacionamentos afetivos. A Performance Arte tem atraí­do inúmeros artistas pela potência do corpo em estado de arte. Por outro lado, nos últimos tempos, a convivência com ambientes virtuais tornou-se uma constante na vida humana. Aqui, a Performace busca abranger arte, corpo e comunicação.As teóricas Goldberg e Taylor sustentaram e fortaleceramas ações performativas nos seus aspectos teórico-práticos, sobretudo no que tange à imersão nessas questões sociais latentes e manifestas. No que diz respeito aos relacionamentos afetivos e suas transformações no mundo contemporâneo, Bauman sedimentou a pesquisa com sua abordagem do mundo lí­quido aqui vislumbrado nas relações afetivas cruzadas pelos contatos no mundo virtual. Nesse contexto, as relações afetivas foram estudadas a partir de sua nova configuração calcada no uso de dispositivos tecnológicos que constroem o que Santaella chama de cibercultura. Os procedimentos metodológicos buscaram dialogar com a antropologia no que tange à pesquisa de campo, subsidiada por um viés autoetnográfico discutido a partir das autoras Fortin e Versiani. Finalmente, o texto aborda aPerformance Quando começa uma Performance? cujos processos criadores são expostos ao longo desta escrita reflexiva sobre a ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Nunes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Artes Visuais pela UFSM. Bacharela em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES (2018, 2019). Bolsista FIEX (2016). Bolsista PIBIC no Grupo de Pesquisa Corpo-arte performativo: processos educacionais em dança, teatro e manifestações culturais. (2016, 2017)).É participante do o grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ, assim como também do Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança Bacharelado da UFSM. Área de interesse: dança, performance e artes.

Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Artes pela UNICAMP.Atualmente é membro permanente do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É lí­der do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ, no qual investiga relações entre arte e universos socioculturais na criação de Performances Arte. Entre os anos de 2014-2015 realizou pós-doutoramento na De Montfort University, Leicester, UK, investigando processos colaborativos de criação. Entre as publicações de livros, capí­tulos e artigos destaca-se a organização dos volumes I e II de Discursos do Corpo na Arte.

Referências

BASMAUN, Ricardo. "E agora?". Colaboração. s/v, p. 84-93, 1995.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo lí­quido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possí­veis da Etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artí­stica. Revista Cena, n. 7, 2009.

FRIEDAN, Betty. A mí­stica feminina. Petrópolis: Editora Vozes, 1971.

GOLDBERG. RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.

MELIM, Regina. Performance nas Artes Visuais. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2008.

NICOLESCU, Basarab. UM NOVO TIPO DE CONHECIMENTO – TRANSDISICPLINARIDADE. Anais do 1o Encontro Catalisador do CETRANS – Escola do Futuro – USP. Itatiba, São Paulo – Brasil: abril de 1999.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e Artes do Pós Humano: da cultura das mí­dias í cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

TAYLOR, Diana. Introducción Performance, teoria y práctica. In: TAYLOR, Diana; FUENTES, Marcela (Edits.). Estudios avanzados de performance. México: Fondo de Cultura Económica, 2011.

VERSIANI, Daniela Beccaccia. Autoetnografia: uma alternativa conceitual. Porto Alegre: Letras, 2002.

Downloads

Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Artigos