Imagem Figurativa: Introdução a Uma Compreensão Histórica e Analí­tica quanto ao Conceito, Meios e Modos de Representação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.199-214

Palavras-chave:

imagem figurativa, manual-tecnológico, ensino-pesquisa, arte, arquitetura.

Resumo

O presente artigo explana uma metodologia de ensino da disciplina "Perspectiva e Sombra" , Curso Arquitetura e Urbanismo, UNIPAC/Barbacena, a qual se configura por dois pontos chave: a compreensão teórico-prática (história, conceito, meios e modos) e analí­tica – esta, com base em Montenegro (2005) foi formalizada através da aplicação de teste quali-quantitativo, cujo objetivo fora constatar como os discentes oriundos de uma cultura mass media enfrentam o problema de representação da tridimensionalidade no plano. No total, 88 alunos participaram da pesquisa. Entre outras questões, as conclusões evidenciam que o binômio "manual-tecnológico" , ainda que em graus diferentes a depender das épocas, sempre coexistiu, não sendo uma caracterí­stica exclusiva de agora. E, apesar de toda a facilidade vinda através das novas tecnologias, acaba sendo impraticável seu uso sem o alicerce da habilidade manual; e esta (por sua vez) deve ser fortalecida em uma construção conjunta entre percepção espacial e sensibilização criativa. Questões que qualificam a presença e permanência de uma disciplina cujo mérito está no ensino das habilidades manuais. Acrescenta-se, também, que na efetivação de uma pesquisa, ao se transformar em texto, há uma transposição dos ní­veis de sala de aula, tornando-se um instrumento de compartilhamento entre os pares.

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Biografia do Autor

Marcillene Ladeira, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - UNIPAC/Barbacena

Pesquisadora e Professora do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Barbacena/MG). Mestra em "Processos Experimentais na Arte Contemporânea" desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia; especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais; Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Arte pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, com passagem inicial pela Escola de Belas da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Lí­der do grupo de pesquisa "VEIA" – Vertentes Ensinagem Integração e Arte, cuja proposta de pesquisa se desenvolve através de parcerias institucionais: Centro de Ciências/UFJF e UNIPAC através do Programa de Iniciação Cientí­fica; membro do grupo "MAMETO CNPq – Matéria, Memória e conceiTO em Poéticas Visuais Contemporâneas (PPGAV/EBA/UFBA). Possui publicações a ní­vel nacional e internacional.

Cursos: Arquitetura e Urbanismo; Pedagogia

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Publicado

2020-05-19

Edição

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Artigos