Transições e expansões da arte no meio digital: Novas reinterpretações além do tempo do artista

Autores

  • David Ruiz Torres Universidade Federal do Espí­rito Santo Centro de Artes

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2020.7.1.44-57

Palavras-chave:

arte, meio digital, QR-codes, processo criativo

Resumo

As mediações tecnológicas realizadas na mostra "O encantado" desenhos, pinturas e objetos de Attilio Colnago (2014) na cidade de Vitória (ES-Brasil), possibilitaram a abordagem do processo criativo do artista evidenciando o papel comunicativo da arte no meio digital. Considerando-se as possibilidades dos novos recursos tecnológicos oferecidos na sociedade atual, as construções interativas dentro dos espaços de exposição constituem atualmente o melhor veí­culo para transmitir uma mensagem de grande força expressiva, como é o caso do processo criativo do artista. Assim, os conteúdos digitais, disponibilizados mediante QR-codes na sala de exposição durante este ensaio, possibilitaram uma abordagem do processo criativo do artista e o desenvolvimento de um diálogo entre a obra e o público além do tempo do artista ou da recepção da obra no espaço expositivo. Estabelecia-se, portanto, uma nova dimensão da obra do artista, na qual se multiplicava exponencialmente a mensagem intrí­nseca e comunicadora da arte mediante o uso das redes digitais que levavam o público para além da fisicalidade da galeria.

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Biografia do Autor

David Ruiz Torres, Universidade Federal do Espí­rito Santo Centro de Artes

Professor do Programa de pós-graduação em Artes – UFES. Doutor em Artes, especialidade em Patrimônio e Novas Tecnologias, pela Universidade de Granada (Espanha) com a teses doutoral "El papel de la realidad aumentada en el ámbito artí­stico-cultural: la virtualidad al servicio de la exhibición y la difusión" (2013), e Pós-doutorado (PNPD/CAPES) na Universidade Federal do Espí­rito Santo (ES-Brasil) com o projeto "Aplicação das novas tecnologias em museus do Brasil: novas ferramentas de difusão e interpretação do bem cultural" (2014-2019).

CV: http://lattes.cnpq.br/0455058699179367

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Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Artigos