Arte e Polí­tica: Malas na Cidade e o Conceito de Comum

Autores

  • Ícaro Lênin Maia Malveira Mestrando - Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes UFC)
  • João Vilnei de Oliveira Filho UFC

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.189-205

Palavras-chave:

cidade, comum, criação, fanzine, mala

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir do recorte de um conjunto de ações realizadas em Fortaleza, no dia 16 de novembro de 2018, na calçada do Museu de Arte da UFC (MAUC) e nas imediações do cruzamento da Av. da Universidade com a Av. 13 de Maio. A escrita que segue é uma reflexão sobre as ações na rua, trabalho final da disciplina de Ateliê de Criação IV, somadas aos debates sobre arte e polí­tica que vieram à tona no decorrer da disciplina de Tópicos Especiais II, ambas ofertadas pelo Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), no segundo semestre de 2018. Sua elaboração traz, inicialmente, a história das malas que me acompanharam em diferentes momentos da vida. Em seguida, exploro a maneira como essas narrativas se atravessam no processo de criação de um fanzine conceitual, seguidas de uma descrição das ações na rua, que integraram o IV Seminário Internacional das Artes e seus Territórios Sensí­veis (SIATS). As vivências e interlocuções com a cidade que aconteceram na data das ações fundamentam-se aqui tomando como referencial o conceito de comum, em Arendt, e de partilha do sensí­vel, em Rancière. Defendo a ideia de que as ações e o uso das malas na cidade contribuem na construção de um espaço comum, onde há espaço para a troca, momento de criação e possí­veis diálogos com a lógica de produção do fanzine. Este trabalho é uma produção do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA-UFC) e é parte de uma pesquisa em Arte Contemporânea que tem como intuito realizar uma série de ações que se somem no processo de criação de um zine-cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ícaro Lênin Maia Malveira, Mestrando - Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes UFC)

Guaduado em Letras/Português - Licenciatura (2011) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (PPGArtes UFC), no Instituto de Cultura e Arte (ICA), Capus do Pici (UFC).

João Vilnei de Oliveira Filho, UFC

Doutor em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto FBAUP/Portugal (2017), mestre em Criação Artí­stica Contemporânea pela Universidade de Aveiro – UA/Portugal (2009) e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará – UFC/Brasil (2006). Integra o Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA/UFC, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS/FBAUP. Desde 2003 intercala sua produção cientí­fica í  artí­stica, com trabalhos em diferentes linguagens apresentados no Brasil, Portugal, Alemanha e Estados Unidos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A Comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. Roberto Raposo, posfácio de Celso Lafer. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

ARISTÓTELES. Polí­tica. Trad. Therezinha Monteiro Deutsch e Baby Abrão. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 2000.

BRITTO, Fabiana; SETENTA, Jussara. Performatividades. In: JACQUES, Paola; BRITTO, Fabiana (Orgs.). Corpocidade: gestos urbanos. Salvador: Edufba, 2017.

CARROL, Lewis. Alice: edição comentada. (M. L. X. de A. Borges, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar (2002).

FERRANDO, Bartolomeo. Arte y cotidianeidad hacia la transformación de la vida en arte. Madrid: írdora Ediciones, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.

RANCIÈRE, Jacques A partilha do sensí­vel. São Paulo: Editora 34, 2000.

RUBIíO, Murilo. O pirotécnico Zacarias. 16. ed. São Paulo: ítica, 1979

SWIFT, Jonathan. Viagens de Gulliver. São Paulo: Penguin, 2010.

WAGNER, R. A Arte e a Revolução. 2ª edição. Tradução de José M. Justo. Introdução de Carlos da Fonseca. Lisboa: Edições Antí­gona, 2000.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Artigos em Poéticas