Indefiní­veis, experiências em cor tridimensional: uma discussão sobre as indefinibilidades das fronteiras entre Pintura e Escultura a partir de Hélio Oiticica, e uma proposta metodológica para a produção artí­stica estudantil.

Autores

  • Arthur Aroha Kaminski da Silva Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR (PPGLET/UFPR). Atualmente aluno especial no mesmo programa.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.159-173

Resumo

Resumo: O presente texto se trata de uma revisitação do autor ao processo de pesquisa em Poéticas Visuais realizado durante a produção de seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Cor tridimensional: a indefinibilidade das fronteiras entre Pintura e Escultura, e defendido junto ao já extinto Bacharelado em Escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap/Unespar), em 2013. Além de retomar alguns conceitos e discussões relacionadas à arte polí­tico-revolucionária de Hélio Oiticica, principal referência quando da elaboração do projeto, o objetivo deste artigo é também organizar o método aplicado durante a execução do projeto, transformando-o em um esquema-guia que poderá auxiliar outros estudantes em seus processos de produção e pesquisa.

Palavras-chave: metodologia; poéticas visuais; indefinibilidade; cor tridimensional; Hélio Oiticica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Aroha Kaminski da Silva, Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR (PPGLET/UFPR). Atualmente aluno especial no mesmo programa.

Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGLET/UFPR), é também graduado pelo Bacharelado em Escultura da Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP - UNESPAR), e técnico em Eventos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR. Tem entre seus principais interesses atualmente as poéticas e culturas da infância, e a análise literária de gêneros como o fantástico e o terror, além de uma eclética atração por diversas áreas da História, História da Arte, Filosofia e Psicologia.

Downloads

Publicado

2019-11-08

Edição

Seção

Artigos em Poéticas