O Ateliê de Pintura e os Documentos de Trabalho: Um Pensamento Criante em Ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.074-085

Palavras-chave:

Documentos de trabalho, ateliê de pintura, processo de criação.

Resumo

Resumo: Este texto busca tecer relações entre os documentos de trabalho e o processo de criação no ateliê de pintura, objetivando criar movimentos que possam problematizar os objetos presentes no espaço do ateliê, procurando tornar visí­veis aspectos de sua potência e singularidade nas construções das obras de arte. O conceito que impulsiona este estudo é o de documentos de trabalho proposto por Flávio Gonçalves (2000; 2009), pois traz essa materialidade dos documentos como o universo do artista e da obra, apontando caminhos para pensar o processo criativo em arte e indicando conexões possí­veis entre o material e o imaterial. Assim, aproprio-me deste conceito na intenção de aproximar o fazer pictórico aos objetos que compõem o ateliê, como forma de deambular por um pensamento criante em ação.

Palavras-chave: documentos de trabalho; ateliê de pintura; processo de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Lucia Cargnin Facco, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Doutoranda em Artes Visuais pela UDESC/PPGAV; Mestre em Artes Visuais pela UDESC; Graduada em Desenho e Plástica pela UFSM/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens – UDESC/CNPq; membro do Projeto de Ensino e Extensão Estúdio de Pintura Apotheke – UDESC/CEART, do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke – UDESC/CEART (https://www.apothekeestudiodepintura.com) e do Projeto de Pesquisa "O estúdio de pintura como laboratório de ensino e aprendizado em Artes Visuais" – UDESC/CNPq, todos coordenados pela Profa. Dra. Jociele Lampert. Integra também a equipe editorial da Revista Apotheke UDESC/PPGAV (ISSN 2447-1267) (http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE). Seu eixo de pesquisa reflete sobre a formação em Artes Visuais, considerando como norteadores: o processo criativo, a experiência e os documentos de trabalho. Sua produção poética é composta de uma linguagem pictórica hí­brida, em que a materialidade da pintura se constrói por meio da contaminação com os objetos presentes no espaço de criação.

Referências

CORONA, Marilice. Meus Documentos: a casa e o espaço da memória. Revista Panorama Crí­tico, n. 3, out. 2009. Acesso em: 29 maio 2019. Disponí­vel em: <https://www.panoramacritico.com/revista>.

________. Pintura e Documentos de Trabalho: considerações sobre uma relação dinâmica. In: Anais XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu Imperial, Petrópolis, RJ, 2010, pp. 1236-1245. Acesso em: 29 maio 2019. Disponí­vel em: <http://www.cbha.art.br/publicacoes.html>.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GONÇALVES, Flávio. Através. Revista Valise, Porto Alegre, v. 3, n. 5, ano 3, jul. 2013. Acesso em: 28 maio 2019. Disponí­vel em: <https://seer.ufrgs.br/RevistaValise>.

________. Où se trouve le dessin?: une idée de dessin dans l"™art contemporain. Tese de Doutorado em Poéticas Visuais. Université de Paris I – Panthéon Sorbonne, Paris, 2000.

________. Uma visão sobre os documentos de trabalho. Revista Panorama Crí­tico, n. 2, ago./set., 2009. Acesso em: 29 maio 2019. Disponí­vel em: <https://www.panoramacritico.com/revista>.

Downloads

Publicado

2019-11-08

Edição

Seção

Artigos