Geometria na Arte e na Moda – Relato de uma Experiência Pedagógica sobre Intertextualidade

Autores

  • Tatiane Rebelatto Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.140-153

Palavras-chave:

experiência pedagógica, intertextualidade, apropriação, arte, moda.

Resumo

O presente texto trata-se do relato de uma experiência realizada no curso de Design de Moda, utilizando a intertextualidade como proposta pedagógica para o ensino das Artes Visuais. Objetivou-se compreender o que são e como se estabelecem as manifestações intertextuais, neste caso, priorizou-se pela apropriação, vista tanto na moda quanto na arte. Para isso, realizou-se uma discussão teórica sobre os conceitos de intertextualidade, apropriação e arte contemporânea, além de ter sido feito uma produção plástica com os alunos. Ao final do encontro percebeu-se que a intertextualidade se deu em vários momentos, tanto para quem participou quanto para quem organizou a atividade, todos os participantes trouxeram suas referências e apropriações para as respectivas atuações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Rebelatto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGAV/UDESC,na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais. Mestre em História pelo programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UDESC, na linha de pesquisa Linguagens e Identificações. Possui graduação em Artes Visuais - Habilitação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro do laboratório de pesquisa Moda, arte, ensino e sociedade - LabMAES/UDESC.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos