Uma Leitura do Acervo de Arte Contemporânea do Metrô da Cidade de São Paulo e suas Implicações Estéticas

Autores

  • Maria Lúcia Wochler Pelaes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Norberto Stori Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/SP.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.2.93-106

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Arte no Metrô, Cidade de São Paulo.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de campo realizada nas estações de metrô da cidade de São Paulo, Brasil, no primeiro semestre de 2015, que teve como objetivo analisar o acervo de arte do sistema metroviário de São Paulo, a partir do desenvolvimento de um mapeamento segundo os locais que expõem obras de arte contemporânea, verificando que obras estão expostas e em que estações do metrô se encontram, qual a natureza do acervo e que diálogo estabelecem com o local e com seus usuários, transeuntes e visitantes. O problema da pesquisa baseia-se numa questão central: como é composto o acervo de arte contemporânea do sistema metroviário da cidade de São Paulo? A relevância desse estudo se dá a partir do desenvolvimento de pesquisas que permitam identificar acervos culturais e artí­sticos em espaços públicos. A metodologia utilizada consistiu em, inicialmente, analisar o Livro Digital Arte no Metrô, o qual apresenta um compêndio das obras de arte expostas nas estações metroviárias da cidade de São Paulo, e, posteriormente, desenvolver uma pesquisa exploratória com base num estudo de campo nas estações, a partir da realização de um ensaio fotográfico e da observação das obras. Quanto ao método de pesquisa bibliográfico utilizado, cabe ressaltar que o referencial teórico foi estruturado com base em reflexões apresentadas por autores como Archer (2001), Argan (2010, 1984), Eco (2008), Gombrich (2004) e Taylor (2005), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Wochler Pelaes, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade São Francisco-USF e Licenciada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado- FAAP. Docente e Coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação. Atua no ensino há 22 anos. Artista Plástica. Atualmente cursa o Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.

Norberto Stori, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/SP.

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Livre docente em Artes Visuais/IA- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/SP. Mestre e Doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Artista Plástico.

Downloads

Publicado

2018-12-09

Edição

Seção

Artigos