Insistências e Consistências da Linha na Arte Contemporânea

Autores

  • Rafaela Maria Martins da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rosângela Miranda Cherem Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.248-258

Palavras-chave:

Linha, Bordado, Tecelagem, História da Arte. Arte contemporânea.

Resumo

Resumo: O uso da linha através do bordado, do crochê, da tecelagem e da costura vem adquirindo significativa visibilidade na arte contemporânea. Três artistas que apresentaram seus trabalhos na Fundação Cultural BADESC em 2016-17 são considerados: Juliana Hoffmann, Itamara Ribeiro e Célio Braga. Cada um a seu modo processa os elos afetivos, pessoais e familiares herdados através do bordado, ao mesmo tempo em que se posiciona em relação a esta atividade como parte das atribuições femininas. Duas artistas que apresentaram seus trabalhos no Museu de Arte de Santa Catarina em 2018 também comparecem: Clara Fernandes e Sonia Beltrame. Situadas para além das questões de subjetividade e auto-referencialidade, apontam as tessituras culturais que lhes servem de fundamento. O elo que relaciona o conjunto destes cinco artistas se refere ao fato de que, trabalhando a linha como um material com forte conotação simbólica, ressignificam e atualizam sua importância, ultrapassando classificações, hierarquias e atribuições, tanto em relação aos papéis e convenções das habilidades e fazeres conforme o gênero sexual, como em relação ao campo em que tais objetos são reconhecidos em sua condição artí­stica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Maria Martins da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Formou-se em 2016 com láurea acadêmica como melhor aluna no Curso de Arte na instituição de ensino de Dracena, Unifadra. Atualmente cursa Mestrado na linha de pesquisa Teoria e História da Arte na Faculdade Estadual de Santa Catarina (UDESC) em Florianópolis. Atualmente desenvolve pesquisa sobre mulheres artistas catarinenses.

Rosângela Miranda Cherem, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordena, juntamente com Sandra Makowiecky, o grupo de pesquisa Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artí­sticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.

Downloads

Publicado

2018-06-10

Edição

Seção

Artigos