PROMETEU, EPIMETEU E PANDORA: CORPO, TÉCNICA E TECNOLOGIA EM "BLACK MIRROR"

Autores

  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Eduardo Galak Universidad Nacional de La Plata - UNLP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.282-296

Resumo

Este ensaio tem como objetivo sustentar o pressuposto de que o seriado Black Mirror apresenta uma perspectiva prometeica trágica frente as relações do corpo com a técnica. Sustenta-se tal hipótese na medida em que na maioria de seus episódios o corpo manipulado pelas técnicas opta, frente ao enredo trágico criado pela narrativa, retornar a uma condição natural (precária) já superada pelo uso da tecnologia em voga no episódio. A série se pauta numa narrativa na qual o homem prefere "recuar sua caminhada em direção a deus" assumindo sua condição de estar "atado às correntes de Zeus" . Alinhada à promessa prometeica sobre técnica, Black Mirror mostra a tragédia da humanidade imersa na (com)fusão entre a natureza e a técnica. Nesse sentido, a temática do virtual é recorrentemente utilizada no seriado, e retomada como categoria para tencionar o objetivo do ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós doutorando em "Educação do corpo" pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor do Programa de pós-graduação em Educação (PPGED) e do Programa de pós-graduação interdiciplinar em Cinema (PPGCINEO da UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e polí­tica".

Eduardo Galak, Universidad Nacional de La Plata - UNLP

Doctor en Ciencias Sociales por la Universidad Nacional de La Plata (UNLP, Argentina). Post-doctorado en Educação, Conhecimento e Integração Social por la Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-Brasil). Investigador Asistente del Consejo Nacional de Investigaciones Cientí­ficas y Tecnológicas (CONICET, Argentina). Profesor ordinario en la Universidad Nacional de La Plata (UNLP)

Downloads

Publicado

2018-06-10

Edição

Seção

Ensaios