NO DIA A DIA, VIDA QUE SE 'TESE': MEMORIAL CRÍTICO-POÉTICO DAS 'VÍDEO-CARTAS (NÃO) FILOSÓFICAS'

Autores

  • Maruzia de Almeida Dultra Doutoranda do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.269-279

Palavras-chave:

Memorial crí­tico-poético, Processo de criação, Ví­deo-carta, Escrita experimental, Transdisciplinaridade

Resumo

Este ensaio é um memorial crí­tico-poético do processo de criação das ví­deo-cartas (não) filosóficas, que são método e produto de projeto de tese em curso. O texto traz ao leitor certo intimismo da obra, através de seus bastidores, de modo a provocar-lhe não apenas reflexões, mas também afetos. Transitando entre a arte, a ciência e a filosofia, essas ví­deo-cartas engendram uma perspectiva transdisciplinar do conhecimento, que diz respeito à sensação, à comunicação e à vida. Ao realizar uma escrita ensaí­stica, assumo a necessidade de me colocar como pesquisadora que experimenta tanto no âmbito das poéticas visuais, quanto na própria reflexão sobre estas experimentações. Constituo, assim, uma escritura que faz viver a transdisciplinaridade das ví­deo-cartas (não) filosóficas, para afirmar o compromisso (po)ético do pensamento, seja na academia ou fora dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maruzia de Almeida Dultra, Doutoranda do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Doutoranda do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Mestra em Poéticas Visuais pelo PPGAV/ECA/USP. Bacharela em Comunicação Social pela UFBA.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Ensaios