O VIRTUAL A PARTIR DO VISUAL: RELAÇÕES ENTRE ARTE E TECNOLOGIA NA OBRA DE MAÍRA DAS NEVES

Fernanda Bornancin Santos, Marilda Lopes Pinheiro Queluz

Resumo


Em tempos de grande trânsito informacional e de sensação de mudanças tecnológicas em continuum, este artigo propõe uma leitura de quatro obras da artista brasileira Maíra das Neves. As obras analisadas foram selecionadas a partir do acervo digital da artista (www.mairadasneves.art.br), por sua vez composto por fotografias, textos e links sobre o contexto de produção dos trabalhos, no intuito de pensar como processos artísticos podem sugerir reflexões a respeito do caráter sócio-cultural da tecnologia. No bordado Enduro, por exemplo, ao representar o pixel como ponto cruz, a artista possibilita pensarmos sobre o não automatismo do desenvolvimento de processos tecnológicos, ressaltando como a agência humana está sempre presente nas materialidades e nos conceitos de ciência e tecnologia que as constituem. Já na série imagética Contato, ao traduzir imagens de webcam para a fotografia e a pintura, Maíra das Neves trata de suas relações com essas imagens, destacando como o ato de se apropriar das mesmas e criar vínculos não ocorre de modo instantâneo. Por sua vez, na instalação Um Lance de Cartas e nas imagens do Setor Sul, a virtualidade é ainda mais deslocada da materialidade do computador, aproximando o imaginário técnico de processos subjetivos e sociais. Considerando os escritos de Oliver Grau a respeito das tentativas históricas de criação de espaços visuais imersivos na pintura e no cinema, assim como os estudos culturais da tecnologia, podemos refletir sobre como Maíra nos convida a pensar lendas, cartas de tarô, ponto cruz e discursos também como espaços imersivos. Espaços e materialidades que interpelam os modos pelos quais as pessoas constroem suas rotinas e se organizam socialmente.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Arte Contemporânea

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R. Sensorium, Curitiba, PR, Brasil, eISSN 2358-0437

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