AS SOMBRAS E AS VOLTAS - UCCELLO E ARTAUD

Autores

  • Marcus Alexandre Motta Professor adjunto 40 horas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo Lins de Magallhães UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro -Instituto de Artes - Professor Adjunto no Departamento de Linguagens Artí­sticas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.280-293

Palavras-chave:

Sombra. Paolo Uccello. Antonin Artaud

Resumo

O presente trabalho constitui uma reflexão à maneira de um ensaio, cujo arranjo propõe a escuta de extratos da escrita de Antonin Artaud (1896-1948) na ambiência plástica de algumas pinturas de Paolo Uccello (1397-1475). Neste andamento, a questão que se apresenta é o prenúncio de sombras, estimado aqui como o impróprio da luz que se volta nas coisas, e que ao seu modo manifesta o limiar da representação e/ou a dissimulação de qualquer próprio. Em Artaud, o gesto de doar sombras às palavras, conforme sugerido em seus fragmentos, parece aclimatar ou dar cumprimento à indeterminação sensí­vel que a sua obra teatral ensina. Concomitantemente, algumas imagens plásticas de Uccello parecem intuir ou dar ares de equivalente ensinamento, o que faculta pensar que a aproximação entre tais fenômenos de arte seria da ordem de um ensaio entre véus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Alexandre Motta, Professor adjunto 40 horas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto 40 horas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historiografia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: crí­tica, Fernando Pessoa, cultura e história, teoria literária e arte contemporânea.

Marcelo Lins de Magallhães, UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro -Instituto de Artes - Professor Adjunto no Departamento de Linguagens Artí­sticas

Atualmente é professor adjunto, 40 horas, no Departamento de Linguagens Artí­sticas do Instituto de Artes, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IA/UERJ). É Bacharel em Desenho Industrial (Comunicação Visual) pela PUC-Rio (2000), Mestre em Design pela PUC-Rio (2004) e Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Artista plástico, iniciou os seus estudos com Maria do Carmo Secco na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 2000 e 2005. Tem participado de exposições das quais se destacam: "Projéteis de Arte Contemporânea?", Funarte, em 2003, "Posição 2004", Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 2004, "Incorporações", Espaço Bananeiras, em 2006,"Expediente", Galeria Meio, em 2014 e "Bienal Sesc do Distrito Federal". em 2016. Tem interesse nas áreas de arte e literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos comparativos da arte e da literatura, relações entre literatura e filosofia, imagem e palavra, produção e crí­tica.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Ensaios