LINHAS DE ÁGUA DE MÁRIO CESARINY E FONTES DE SINTRA DE ANTÓNIO DACOSTA COMO TERRITÓRIO DE CONVERGÊNCIA: VISUALIDADE PLÁSTICA E POÉTICA

Autores

  • Michele Coutinho Rocha Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.001-014

Palavras-chave:

Artes Visuis, Interdisciplinaridade, Arte Contemporãnea

Resumo

O artigo tem como objetivo estudar a persistência do elemento lí­quido, recorrente no imaginário surrealista português, em obras como Linhas de água de Mário Cesariny ou Fontes de Sintra de António Dacosta, numa articulação com as poéticas dos autores e de António Maria Lisboa.O estudo evidencia uma identificação com o feminino e o materno, assumidos como espaço de integração e unificação, testemunho de um sentimento primitivo de unidade e integridade corporal. Na obra de Mário Cesariny, o mar, representado exaustivamente nas Linhas de água e evocado nos poemas, impõe-se como elemento transformador que desmaterializa, dissolve e incorpora o ser, reintegrando-o numa dimensão una. O mar, entendido como elemento dissolvente e reconstituinte, força destrutiva e transformadora é a metáfora do processo criativo. Na obra de António Dacosta o elemento lí­quido assume igualmente uma expressão integradora e unificadora, metáfora do espaço-tempo materno. A análise e interpretação da série Fontes de Sintra evidencia a representação de um espaço-tempo ideal, destituí­do de angústia e ansiedade, anterior a qualquer separação ou perda, implí­cito na imagem da fonte entendida como retorno às fontes matriciais, na firmação do espaço fechado como metáfora da intimidade materna ou no entendimento da água como substância nutritiva ou leite inesgotável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Coutinho Rocha, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

[1] Investigadora a desenvolver programa de Pós-Doutoramento em Ciências da Arte na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Doutorada em Belas-Artes/Pintura e Mestre em Teorias da Arte pela mesma Faculdade.

Downloads

Publicado

2017-11-04

Edição

Seção

Artigos