Do som às traduções: o concerto de música eletroacústica e sua conexão com o público

Autores

  • Edson Zampronha PUC-SP Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2014.10.1.733

Resumo

Neste texto explico que, nos concertos de música eletroacústica recentes, o foco tradicional no som se desloca para diferentes processos que denomino traduções. Comento sobre o valor deste deslocamento para a conexão entre música e contextos que vão além da própria música. Discuto como diferentes formas de tradução ocorrem em concertos de música eletroacústica, e concluo apresentando três exemplos de obras nos quais as traduções são cruciais para seus projetos estéticos, tornando-se um campo original para a exploração musical.

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Biografia do Autor

Edson Zampronha, PUC-SP Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Edson Zampronha é compositor. É também Professor Consultor na Universidad Internacional Valenciana, Espanha. Recebeu dois prêmios da Associação Paulista de Crí­ticos de Arte (APCA) e foi vencedor, junto com o Grupo SCIArts, do 6º Premio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil). Suas obras estão incluí­das em três CDs dedicados í  sua música (S'io Esca Vivo, Sensibile e Modelagens). Seu catálogo inclui mais de 100 obras para orquestra, banda sinfônica, coro, balé, música eletroacústica, instalações sonoras, música de câmara e cinema, e é apresentada por diferentes orquestras e intérpretes de âmbito internacional. É Doutor em Comunicação e Semiótica – Artes – pela PUC-SP, Brasil.

Publicado

2015-08-31

Como Citar

ZAMPRONHA, E. Do som às traduções: o concerto de música eletroacústica e sua conexão com o público. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 10, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2014.10.1.733. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/733. Acesso em: 20 abr. 2024.