TEATRO NA ESCOLA: NOÇÕES DE ACEITAÇÃO E ESCUTA EM JOGOS DE IMPROVISAÇÃO

Autores

  • Fernando Freitas Dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4314

Resumo

O presente estudo discorre sobre uma prática teatral realizada no primeiro semestre de 2015 com estudantes do ensino fundamental I, de faixas etárias que variam dos sete aos doze anos, em uma escola de Florianópolis, Santa Catarina. Destaca-se que este trabalho integra minha pesquisa de mestrado que visa traçar aproximações entre alguns dispositivos pedagógicos de Peter Brook e o trabalho com a linguagem teatral em contextos educacionais. No entanto, para este artigo cientí­fico, focarei apenas na descrição e análise de atividades teatrais que dialogam com as noções de escuta e aceitação. Busca-se, portanto, apresentar estratégias metodológicas de ensino de teatro que contemple noções essenciais ao trabalho com jogos de improvisação em ambientes educacionais. Para a pesquisa teórica e crí­tica dos encaminhamentos artí­stico-pedagógicos serão utilizados o material bibliográfico de Peter Brook (2011), Jean Pierre Ryngaert (2009), Carmela Soares (2010), Paulo Freire (2011), Keith Johnstone (1990), Viola Spolin (2010), Antony Frost e Ralph Yarrow (1990).

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Biografia do Autor

Fernando Freitas Dos Santos

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista em Arte e Educação pelo Instituto São Francisco de Assis (ISFACES), Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em perí­odo de intercâmbio na Universidad de Guanajuato, México.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

DOS SANTOS, F. F. TEATRO NA ESCOLA: NOÇÕES DE ACEITAÇÃO E ESCUTA EM JOGOS DE IMPROVISAÇÃO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4314. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4314. Acesso em: 20 abr. 2024.