MARIA FUX E SUAS PROPOSTAS DE ENSINO DE DANÇA PARA EDUCAÇÃO FORMAL

Autores

  • Alexsander Barbozza da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Letícia Damasceno Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4226

Resumo

Esta pesquisa artí­stico/educativa tem como objetivo compreender as propostas de Ensino de Dança para educação formal desenvolvidas pela artista-docente argentina Maria Fux. Em primeiro lugar, preconizamos uma reflexão a respeito dos estudos de Fux em âmbito brasileiro, na tentativa de promover uma reparação para com essa artista da dança e com seus estudos. Em seguida, apresentamos a trajetória artí­stico-pessoal e profissional de Fux evidenciando as influências filosóficas que contribuí­ram para a elaboração de suas práticas. Posteriormente, descrevemos as propostas educacionais em Dança desenvolvidas por Fux e suas formas de organização (Dança para Crianças de 03 a 05 anos; Dança para Adolescente; Dança na Universidade e a Dança para o Adulto), finalizando com uma reflexão a respeito da chegada dessas propostas em solo brasileiro. Desta maneira, indicamos que o estudo de Fux não se restringe exclusivamente à Dançaterapia e que suas propostas de Ensino de Dança para Educação chegam ao paí­s por intermédio do Movimento Escolinhas de Arte (MEA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Bahia

Artista da Dança Pernambucana, Arte/Educador, Coreógrafo, Licenciado em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Arte/Educação pela Faculdade Venda Nova Imigrante (FAVENI) e Mestrando no Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA). Tenho me dedicado í  pesquisas sobre a História do Ensino de Dança Escolar Brasileiro, Currí­culo e Formação de Professores em Dança.

Letícia Damasceno, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestra pelo Programa de Estudos Interdisciplinares em Memória Social (PPGMS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Especialista em Dança-Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em História pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Coordenadora do projeto de pesquisa Corpo Memória: processos de subjetivação em Dança UFPE (2014 - 2016) e Corpo, Conexão Arte Ambiental (2019). Atua principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, praticas corporais, sensorialidade, educação somática, criação, memória corporal, inclusão social.

Referências

AZEVEDO, F. A. G. de. Movimento Escolinhas de Arte: em cena memórias de Noêmia e Ana Mae Barbosa. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Comunicações e Artes. Centro de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo. 2000.

BACARIN, Lí­gia. M.B.P.; NOMA. Amélia K. História do movimento de arte-educação no Brasil. XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina. 2005.

FUX, Maria. Dança, Experiência de Vida. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus Editorial, 1983.

FUX, Maria. Dançaterapia. Trad. Beatriz Canabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1988.

FUX, Maria. Formação em Dançaterapia. Trad. Beatriz Canabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1996.

FUX, Maria. Depois da Queda... Dançaterapia!. Trad. Ruth Rejman; fotos de miolo Andrés Barragán. São Paulo: Summus Editorial, 2005.

FUX, Maria. Ser Dançaterapeuta Hoje. São Paulo: Summus Editorial, 2011.

DUNCAN. Isadora. Minha Vida. Trad. de Cruls. – 11ed – Rio de Janeiro: José Olympio. 1989.

LIMA, Déborah Maia de; RAYMOND, Caroline. A Danzaterapia de Marí­a Fux: tecendo encontros com o campo da educação somática. Repertório, v. 1, n. 31. 2018. Disponí­vel em . Acessado em: 13 mai. 2020.

LIMA, Déborah Maia de. Marí­a Fux: a dança como perspectiva de vida. REVISTA EIXO 5.1, 2016. Disponí­vel em < http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/326/201>. Acessado em: 13 mai. 2020.

LIMA, Déborah Maia de. A perspectiva somático-integrativa do ensino de dança de Maria Fux. IX Congresso da ABRACE. 2016. Disponí­vel em < https://www.even3.com.br/anais/ixcongressoabrace/32647-a-perspectiva-somato-integrativa-do-ensino-de-danca-de-maria-fux/>. Acessado em: 13 mai. 2020.

MARQUES, Isabel A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281. 2002.

MIRANDA, Orlando (Org.). Coletânea do Jornal de Arte e Educação. Capa Ziraldo - Rio de Janeiro. 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

SILVA, A. B. da; DAMASCENO, L. MARIA FUX E SUAS PROPOSTAS DE ENSINO DE DANÇA PARA EDUCAÇÃO FORMAL. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4226. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4226. Acesso em: 29 mar. 2024.