Feituras manuais com a cidade: remendar arte e mundo

Autores

  • Fernanda Rodrigues Perondi UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3695

Resumo

Esse texto é um convite para costurar à mão o rasgo entre fazer artí­stico e espaço da cidade, a partir da perspectiva da prática com as mãos na rua, prática que vem se tecendo desde 2017 no centro histórico da cidade de Curitiba-PR. Na investigação de uma poética relacional, que clama pela dissolução tanto da autoria e do artista, quanto do espectador, escrevo três fragmentos que tem como pergunta central as convivências sociais. No primeiro apresento a prática das mãos na rua acompanhada da noção de inoperosidade de Giorgio Agamben, buscando compreender como os fazeres manuais em espaço público alargam horizontes e sentidos entre arte, vida e mundo. Para aprofundar essa proposta, na segunda escrita serão mapeados os conceitos de Escultura Social de Joseph Beuys, a ênfase nos fazeres manuais no currí­culo escolar da pedagogia Waldorf, e a prática da performance como proposição desestabilizadora das relações entre sujeito e ambiente, a partir da obra de Eleonora Fabião. Por último um relato pessoal da narrativa das mãos no fazer artesanal de cadernos e a questão da coordenação social, vivência que se deu durante o processo de dissertação de mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Perondi, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Fernanda Perondi é Mestranda em Teatro (CEART/UDESC) e Graduada em Artes Cênicas: Interpretação (UNESPAR). Atriz da Minha Nossa Cia. de Teatro desde 2009 e autora-praticante da Prática Com as mãos na rua desde 2017. Entre suas formações se destaca a realização da residência artí­stica FIA-2015 no Cento em Movimento (PT). Suas áreas de investigação permeiam as questões do corpo em espaço público, arte relacional e participação e performance.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos [Homo Sacer, IV, 2]. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.

DURINI, Lucrezia de Domizio. The Felt Hat - Joseph Beuys A Life Told. Milão: Charta Edizioni, 1997.

FABIíO, Eleonora. PROGRAMA PERFORMATIVO: O CORPO-EM-EXPERIÊNCIA. ILINX, Revista do LUME [on-line]. 2013, n. 4, p. 1-11. ISSN: 2316-8366. Recuperado de: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276>. Acesso em: 02 jun. 2020.

FABIíO, Eleonora. Performance e Teatro: poéticas e polí­ticas da cena contemporânea. Sala Preta [on-line]. 2008, ed. 8, p. 235-246. ISSN: 2238-3867. Recuperado de: <https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246>. Acessado em: 12 jun. 2020.

OHNO, Kazuo. Treino e(m) poema. São Paulo: N-1 Edições, 2016.

MANNING, Erin. The Minor Gesture. Durhan: Duke University Press, 2016.

MASSUMI, Brian. The Thinking-Feeling of Whats Happens: A Semblance of a Conversation. Journal INFLeXions [on-line]. 2008, n. 1, p. 1-40. Recuperado de: <http://www.inflexions.org/n1_The-Thinking-Feeling-of-What-Happens-by-Brian-Massumi.pdf>. Acessado em: 01 abr. 2019.

ORTEGA, Neli. O fio do trabalho manual na tessitura do pensar, sentir e agir humanos: e seus princí­pios no ensino Waldorf do 1ª ao 5ª ano. São Paulo, 2017.

PORTUGAL, Ana Catarina Marques da C. M. O Pensamento de Joseph Beuys e seus aspectos rituais em ação. 2007. 9546. Tese (doutorado em História Social da Cultura) - Departamento de História, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, 2007. Recuperado de:

<https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9546@1>. Acessado em: 14 mai. 2020.

ROSENTHAL, Dália. O Elemento Material na obra de Joseph Beuys. 2002. 6244. Dissertação (mestrado em Artes) Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, SP, 2002. Recuparado de: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/285092/1/Rosenthal_Dalia_M.pdf> Acessado em: 22 mai. 2020.

SPEZZATTO,Gabriela; CABRAL, Bianca Scliar. Cartas de uma Dança Relacional. Interfaces Brasil/Canadá. [on-line]. 2019, v. 19, n. 1, p. 12-36. ISSN eletrônico: 1984-5677. Recuparado de: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/15887>. Acessado em: 18 jun. 2020.

SENNETT, R. O Artí­fice. Rio de Janeiro: Record, 2019.

STEINER, R. A Prática Pedagógica. São Paulo: Editora Antroposófica, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

PERONDI, F. R. Feituras manuais com a cidade: remendar arte e mundo. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 23, n. 2, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.23.2.3695. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3695. Acesso em: 19 abr. 2024.