A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO ESPAÇO ESCOLAR COMO MEDIAÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA

Autores

  • Odair Santos Junior Universidade Estadual do Paraná
  • Marcos Henrique Camargo Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3300

Resumo

Neste artigo pretendo abordar minhas inquietações surgidas durante as leituras e atividades propostas pela disciplina Recepção e Mediação da Arte Contemporânea, galvanizadas na hipótese da produção audiovisual no ambiente escolar e constituir um fator de mediação da obra cinematográfica. Considerando os conceitos de mediação e mediador de MARTINS (2014), a pedagogia dialógica de FREIRE (2005, 2016), as diretrizes de WENDELL (2013), para organização de um percurso de mediação e os escritos de FRESQUET e MIGLIORIN (2015) sobre cinema e educação, almejo desenvolver uma análise crí­tica dos procedimentos de produção audiovisual de curta metragens de duas turmas de 9° ano do Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva, de Fazenda Rio Grande. Intenciono ainda mesurar se a atuação dos corpos cognoscentes em um set no ambiente do ensino básico pode potencializar a relação do cinema como mobilizador de conhecimentos interdisciplinares entre diferentes campos artí­sticos, técnicos e cientí­ficos a partir de um processo que considere espectadores mediados como sujeitos no encontro com a obra.

Palavras chave: Cinema e educação. Mediação cultural. Espaço escolar

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Biografia do Autor

Odair Santos Junior, Universidade Estadual do Paraná

Marcos Henrique Camargo Doutor em Artes Visuais (IAR-UNICAMP, 2010). Pós-doutor pela Escola de Comunicação (UFRJ, 2015). Professor de Graduação de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade (UTP, 2004-2006). Professor de Graduação em Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Dança (Campus de Curitiba II, UNESPAR, desde 2006). Coordenador do Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual (2011-2013). Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus de Curitiba II (UNESPAR, 2014-2018). Professor de Pós-graduação stricto senso do Mestrado Profissional em Artes (Campus de Curitiba II, UNESPAR, desde 2018)

Odair Rodrigues dos Santos Junior Graduado em Linguí­stica/Português USP (2003), especialização em Linguí­stica e Literatura PUC-PR (2010), especialização em Cinema com Ênfase em Produção (2016), graduando em cinema (UNESPAR), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes, PPG-Artes (UNESPAR)

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

SANTOS JUNIOR, O.; RODRIGUES, M. H. C. A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO ESPAÇO ESCOLAR COMO MEDIAÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.33871/19805071.2020.22.1.3300. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/3300. Acesso em: 28 mar. 2024.