Traços de Max Beckmann e Naum Gabo na abertura da arte

Autores

  • Ana Beatriz Barroso

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2010.6.1.1559

Resumo

Interpretamos textos do artista germânico Max Beckmann (1884"1950) e do
russo Naum Gabo (1890"1977) com o intuito de estudar os possí­veis desdobramentosde uma cultura que se consolida nas vanguardas modernistas e se fortalece até opresente: a dos escritos de artistas. Sublinhamos, nesse sentido, a valorização dosenso de liberdade pessoal e de integração social apontada em obras e discursos.Enfocamos, enfim, o lento processo de abertura do sistema tradicionalmente fechadoda arte, em andamento na atualidade.


Palavras"chaves: comunicação, artes, escrita, abertura.

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

BARROSO, A. B. Traços de Max Beckmann e Naum Gabo na abertura da arte. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.33871/19805071.2010.6.1.1559. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1559. Acesso em: 25 abr. 2024.