Poética do cinema: sobre complementariedade, direção e método no processo de criação

Autores

  • Marcelo Moreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1419

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e compreender a ontologia sistêmica encontrada na criação e produção cinematográfica. Partindo da junção da Semiótica peirceana com teóricos dos sintemas Edgar Morin e Jorge Vieira, o texto se propõe a esclarecer o processo de autoria colaborativa no cinema, a importância da idéia nucleadora e o conceito de complementariedade. O artigo conclui observando o papel do cineasta como lí­der nucleador, a relevância da auto-crí­tica e do método na consolidação de seu discurso autoral.

Palavras-Chaves: Poética do cinema. Autoria colaborativa. Análise semiótico-sistêmica. Processo de criação. Direção de cinema.

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Biografia do Autor

Marcelo Moreira Santos

Possui graduação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco (2002), Especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR (2004), Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética do Cinema, Autoria Colaborativa no Cinema e Interpretação Fí­lmica.

Publicado

2015-06-01

Como Citar

MOREIRA SANTOS, M. Poética do cinema: sobre complementariedade, direção e método no processo de criação. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 12, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.12.1.1419. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1419. Acesso em: 29 mar. 2024.