O cinema como representação da esperança: questões de teoria e estética do cinema em "8 ½", de Federico Fellini

Autores

  • Renato Cunha Universidade de Brasí­lia

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1409

Resumo

Fundamentado na obra capital do filósofo Ernst Bloch, O princí­pio esperança, este artigo analisa a construção do filme "8 ½" e as entrevistas de Federico Fellini sobre seu ofí­cio para desenvolver o conceito estético de esperança no cinema, indo além do já estabelecido conceito de beleza harmônica e entendendo esperança como uma das emoções fundamentais, a qual transita pela fantasia e se mostra um sonho possí­vel de realização de algo desejado, uma utopia conduzida.

Palavras-chave: Cinema. Esperança. Ernst Bloch. Federico Fellini. 8 ½

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Biografia do Autor

Renato Cunha, Universidade de Brasí­lia

Doutorando em Comunicação, na linha de pesquisa Imagem, Som e Escrita, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasí­lia.

Publicado

2015-06-01

Como Citar

CUNHA, R. O cinema como representação da esperança: questões de teoria e estética do cinema em "8 ½", de Federico Fellini. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 12, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.12.1.1409. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1409. Acesso em: 20 abr. 2024.