: CHAMADA

CHAMADA ABERTA – REVISTA CIENTÍFICA FAP online (ISSN 1980-5071)
10/07/2020 a 30/01/2021

DOSSIÊ: Colecionadores e colecionadoras, arquivos sonoros e produção de sentido: reflexões a partir da etnomusicologia e da sociologia da música

Coordenadores:

Ana Paula Peters (UNESPAR, Brasil)
Pedro Aragão (UA – INET-md. Portugal; UNIRIO, Brasil)
Susana Sardo (UA | INET-md, Portugal)

Ementa:
A importância dos colecionadores e das colecionadoras na recuperação e salvaguarda da memória sonora dos lugares, grupos e/ou comunidades, bem como a sua relação com arquivos sonoros enquanto instâncias de interpelação acadêmica, constituem temas centrais do presente dossiê. Particularmente nos âmbitos da etnomusicologia e da sociologia da música, a discussão sobre o colecionismo musical tem vindo a sofrer mudanças significativas sobretudo a partir do início do século XXI. No domínio da etnomusicologia, a visão tradicional sobre o colecionismo como um campo não-científico e pouco sistemático, comumente associado ao folclorismo e à imagem do/a colecionador/a como um/a “informante” sujeito/a à interpretação do saber acadêmico, vem sendo substituída por ações colaborativas de arquivamento entre etnomusicólogos/as e colecionadores/as. Neste quadro é cada vez mais frequente um trabalho conjunto entre acadêmicos/as e colecionadores/as, desenvolvido com base em interesses comuns e complementares e sustentado em princípios de responsabilidade social. Também no campo da sociologia da música, a visão tradicional sobre os/as colecionadores/as como cultural dopes, ligados/as aos seus objetos de afeição por uma relação de fetiche e alimentando de forma passiva estruturas aparentemente estáveis do senso comum - como sugere Harold Garfinkel - tem vindo a ser repensada. De acordo com o sociólogo Antoine Hennion, esses atores sociais não podem mais ser vistos como “canais neutros por onde relações sociais pré-determinadas operam”, mas sim como mediadores e mediadoras ativos/as e decisivos/as na construção de diferentes significados sobre as músicas.

O presente dossiê tem por objetivo fomentar a reflexão crítica sobre/com os colecionadores e as colecionadoras, em relação aos papéis que desempenham na produção de sentido sobre música, som e memória, a partir das seguintes perspectivas e questões:

1- Colecionadores, colecionadoras e perspectivas decoloniais: o que nos dizem as coleções e os/as colecionadores/as cuja ação decorre de iniciativas não institucionalizadas, dispersas no tempo e nas diferentes geografias do saber, sobre modos de conhecer, frequentemente ignorados pela academia?

2- Colecionadores e colecionadoras, indústria fonográfica e construção de patrimônio: que lugar ocupam as ações individuais de colecionadores e colecionadoras enquanto agentes vitais para a preservação e salvaguarda de patrimônio sonoro e de memórias locais? De que forma as indústrias fonográficas – incluindo pequenas gravadoras – criam e articulam nichos de mercado voltados para colecionadores/as e amantes de tecnologias fonográficas do passado?

3- Colecionadores e colecionadoras, poder público e saberes académicos: que modelos e práticas têm vindo a ser seguidos pelas universidades e outros poderes públicos instituídos para lidar com políticas de preservação de arquivos sonoros privados? Como avaliar as relações de poder que se estabelecem entre as instituições e os/as colecionadores/as na construção de uma memória sônica comum?

4- Colecionadores e colecionadoras, coletivos e redes sociais – Frequentemente os colecionadores e as colecionadoras de música se articulam em associações – muitas vezes informais – voltadas para ações de recuperação da memória sonora, sobretudo aquela que está guardada em suportes fonográficos obsoletos (discos de goma-laca, fitas magnéticas, long-plays, dentre outros). Qual o papel das redes sociais na formação destes coletivos de colecionadores/as? Como entender as novas possibilidades de interação virtual na construção de redes de memória associadas à recuperação de heranças sonoras numa perspectiva global?

Coordenadores do dossiê:

Ana Paula Peters é Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – campus Curitiba I – EMBAP) (Brasil), onde atua nos cursos de graduação da Licenciatura em Música e no Bacharelado em Museologia e também no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), na linha de pesquisa Música, Cultura e Sociedade. É doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses de pesquisa incluem a música popular brasileira, os arquivos sonoros, a indústria fonográfica, a prática musical e as possibilidades de ensino do choro em contexto universitário. É autora do livro Nas trilhas do choro (2016), publicado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Em 2013, a coleção de livros de sua autoria Além das notas: música, destinada à educação básica do 1º ao 5º ano, ficou entre as obras finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria livros didáticos e paradidáticos. Entre 2017 e 2018 desenvolveu pesquisa Pós-Doutoral na Universidade de Aveiro (Portugal) no âmbito do INET-md sobre rádio na perspectiva dos arquivos.
Contato: anapaula.peters@unespar.edu.br

Pedro Aragão é Investigador Auxiliar na Universidade de Aveiro, membro integrado do INET-md e professor na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) (Brasil). Seus interesses de pesquisa incluem música popular brasileira, arquivos sonoros, relações entre indústria fonográfica e música popular, e lusofonia. É autor do livro Alexandre Gonçalves Pinto e 'O Choro', que recebeu em 2012 o Prêmio Silvio Romero IPHAN – MINC (2ª colocação) e o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013. É organizador, com Bia Paes Leme, Paulo Aragão e Marcilio Lopes, dos livros Pixinguinha, Inéditas e Redescobertas, Pixinguinha: Outras Pautas e Carnaval de Pixinguinha, reunindo arranjos orquestrais desse compositor brasileiro para a rádio nas décadas de 1940 e 1950. Atuou como Professor Visitante na Universidade de Aveiro entre 2015 e 2016, onde desenvolveu pesquisa pós-doutoral sobre acervos sonoros de discos de 78 rpm em Portugal e Brasil. Entre agosto de 2018 e março de 2020 atuou como Investigador Contratado do projeto SOMA – Sons e Memórias de Aveiro um projeto competitivo desenvolvido pelo INET-md (UA).
Contato: pmaragao@ua.pt

Susana Sardo é Professora Associada de Etnomusicologia na Universidade de Aveiro (Portugal) e Professora Visitante da Cátedra Cunha Rivara na Universidade de Goa (Índia). Desde 1987 tem desenvolvido trabalho de investigação sobre Goa e sobre música e lusofonia. Os seus interesses de investigação incluem música e pós-colonialismo, música no espaço lusófono, incluindo Portugal onde tem igualmente desenvolvido trabalho de investigação sobre processos de folclorização, música e pós-ditadura e arquivos de som e imagem. É autora do livro Guerras de Jasmim e Mogarim: Música, Identidade e Emoções em Goa (Texto 2010) que recebeu, em 2012, o Prémio Cultura da Sociedade de Geografia de Lisboa. Os seus trabalhos editoriais incluem a coordenação da coleção Viagem dos Sons (Tradisom 1998), e a co-edição de Historical Sources of Ethnomusicology in Contemporary Debate (Cambridge Scholars Publishing 2017). Em 2017 foi eleita co-chair, junto com Gerda Lechleitner, do Study Group of Historical Sources do International Council for Traditional Music. É coordenadora do polo da Universidade de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia (INET-md).
Contato: ssardo@ua.pt

 

CALL FOR PAPERS – REVISTA CIENTÍFICA FAP online (ISSN 1980-5071)
10/07/2020 a 30/01/2021

DOSSIER: Collectors, sound archives and the production of meaning: reflections from the perspectives of ethnomusicology and the sociology of music.


Coordinators:

Ana Paula Peters (UNESPAR, Brasil)
Pedro Aragão (UA | INET-md, Portugal; UNIRIO, Brasil)
Susana Sardo (UA | INET-md, Portugal)

Menu:

The importance of collectors in recovering and safeguarding the sound memory of places, groups and/or communities, as well as their relationship with sound archives as fields for academic inquiry, are the central themes of this dossier. The discussion of musical collecting has undergone significant changes, in particular within the areas of ethnomusicology and the sociology of music, and especially since the beginning of the 21st century. In the field of ethnomusicology, the traditional view of collecting as a non-scientific and unsystematic field commonly associated with folklore, and the perspective that reduces the collector's role to an “informant”, subject to the interpretation of academic knowledge, are being replaced by collaborative actions of archivization between ethnomusicologists and collectors. Within this framework, joint work between academics and collectors is increasingly frequent, based on common and complementary interests and on principles of social responsibility. Also, in the field of the sociology of music, the traditional view of the collector as a cultural dope, linked to their objects of affection by a fetish connection and passively feeding what Harold Garfinkel defines as “stable structures of common sense” has been rethought. According to the sociologist Antoine Hennion, these social actors can no longer be seen as “neutral channels through which predetermined social relations operate”, but rather as active and decisive mediators in the construction of different meanings about musics.

This dossier aims to encourage critical reflection about/with collectors, in relation to the roles they play in the production of meaning about music, sound and memory, departing from the following perspectives and questions:

1 – Collectors and decolonial perspectives: what do the collections and the collectors, whose actions stem from non-institutionalized initiatives dispersed in time and in different geographies of knowledge, tell us about ways of knowing that are often ignored in academia?

2 – Collectors, the recording industry and heritage construction: what place do the individual actions of collectors occupy as vital agents for the preservation and safeguarding of sound heritage and local memories? How do the recording industries – including small record companies – create and articulate niche markets aimed at collectors and enthusiasts of recording technologies of the past?

3 – Collectors, public authorities and academic knowledge: what models and practices have been implemented by universities and other public institutions in order to address policies of preservation of private sound archives? How can the power relations that are established between institutions and collectors in the construction of a common sonic memory be evaluated?

4 – Collectors, collectives and social networks: Music collectors are often associated with organizations – frequently informal – that focus on ways of recovering sound memory, especially that which is stored in obsolete phonographic supports (shellac discs, magnetic tapes, long-plays, among others). What is the role of social networks in the formation of these collectives of collectors? How can new possibilities of virtual interaction in the construction of memory networks associated with the recovery of sound inheritances in a global perspective be understood?


Dossier Coordinators:

Ana Paula Peters is a lecturer at the Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – campus Curitiba I – EMBAP) (Brazil), where she teaches on the Music Teacher Training and Bachelor in Museology degree programs and also on the Post-Graduation Program in Music at the Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), within the research line of Music, Culture and Society. She holds a PhD in History from the Universidade Federal do Paraná (UFPR). Her research interests include Brazilian popular music, sound archives, the phonographic industry, musical practice, and the possibilities of teaching choro in the classroom. She is the author of the book Nas trilhas do choro (2016), published by the Programa de Apoio e Incentivo à Cultura of the Fundação Cultural de Curitiba and Prefeitura de Curitiba. In 2013, she published Além das Notas: Música, a collection of books for elementary school students, from the 1st to the 5th year, which was among the finalists for the Jabuti Award, in the didactic and paradidactic books category. Between 2017 and 2018 she developed post-doctoral research about radio from the perspective of archives at the research centre INET-md at the University of Aveiro (Portugal).
Contact: anapaula.peters@unespar.edu.br

Pedro Aragão is an Assistant Researcher at the Universidade de Aveiro (Portugal), an integrated member of INET-md and lecturer at the Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) (Brazil). His research interests include Brazilian popular music, sound archives, relations between the phonographic industry and popular music, and Lusophony. He is the author of the book Alexandre Gonçalves Pinto e ‘O Choro’, which received the Silvio Romero IPHAN Award – MINC (2nd place) in 2012, and the Funarte Award of Critical Production in Music in 2013. He was the organizer, along with Bia Paes Leme, Paulo Aragão and Marcilio Lopes, of the books Pixinguinha, Inéditas e Redescobertas, Pixinguinha: Outras Pautas and Carnaval de Pixinguinha, bringing together orchestral arrangements by the Brazilian composer for radio in the 1940s and 1950s. He served as Visiting Professor at the Universidade de Aveiro between 2015 and 2016, where he developed post-doctoral research on sound collections of 78 rpm discs in Portugal and Brazil. Between August 2018 and March 2020 he served as Full Researcher of the SOMA – Sons e Memórias de Aveiro Project, a competitive project developed by INET-md (UA).
Contact: pmaragao@ua.pt

Susana Sardo is an Associate Professor of Ethnomusicology at the Universidade de Aveiro, Portugal, and Visiting Professor at the Cunha Rivara Chair at the University of Goa/India. Since 1987 she has been developing research on Goa and on music and Lusophony. Her research interests include music and post-colonialism and music in the Portuguese-speaking space, including in Portugal where she has also been working on folklorization processes, music and post-dictatorship and on sound and image archives. She is the author of the book Guerras de Jasmim e Mogarim: Música, Identidade e Emoções em Goa (Texto 2010), which received the Culture Award from the Lisbon Geographical Society in 2012. Her other publications include the coordination of the collection The Journey of Sounds (Tradisom 1998) and the co-edition of the Historical Sources of Ethnomusicology in Contemporary Debate (Cambridge Scholars Publishing 2017). In 2017, she was elected co-chair – along with Gerda Lechleitner - of the Study Group of Historical Sources of the International Council for Traditional Music. She is the coordinator of the Universidade de Aveiro branch of the Instituto de Etnomusicologia (INET-md).
Contact: ssardo@ua.pt

 

CONVOCATORIA ABIERTA – REVISTA CIENTÍFICA FAP online (ISSN 1980-5071)
10/07/2020 a 30/01/2021

Dosier: Coleccionistas, archivos sonoros y producción de sentido:
Reflexiones desde la etnomusicología y la sociología de la música.

Coordinadores:
Ana Paula Peters (UNESPAR, Brasil)
Pedro Aragão (UA | INET-md, Portugal; UNIRIO, Brasil)
Susana Sardo (UA | INET-md, Portugal)


Dosier

La importancia de los coleccionistas en la recuperación y salvaguarda de la memoria sonora de lugares, grupos y/o comunidades, y su relación con los archivos sonoros cómo instancias de interpelación académica, constituyen los temas centrales del presente dosier. Particularmente en los ámbitos de la etnomusicología y de la sociología de la música, la discusión sobre el coleccionismo musical ha sufrido cambios significativos especialmente desde el inicio del siglo XXI. En el dominio de la etnomusicología, el posicionamiento tradicional sobre el coleccionismo como un campo no científico y poco sistemático, comúnmente asociado al folclorismo y a la visión del coleccionista como un “informante” sujeto a la interpretación del saber académico, ha sido reemplazada por acciones colaborativas de archivización entre etnomusicólogos y coleccionistas. En este escenario es cada vez más frecuente el trabajo en conjunto entre académicos y coleccionistas, desarrollado sobre la base de intereses comunes y complementarios, y apoyado en principios de responsabilidad social. También en el campo de la sociología de la música, la visión tradicional de los/las coleccionistas como cultural dopes, conectados/as a sus objetos de afición por una relación de fetiche y que reproducen de forma pasiva estructuras aparentemente estables del sentido común - como sugiere Harold Garfinkel -, está siendo repensada. De acuerdo con el sociólogo Antoine Hennion, esos actores sociales no pueden más ser entendidos como “canales neutrales a través de los cuales las relaciones sociales operan”, si no como mediadores activos y decisivos en la construcción de diferentes significados sobre las músicas.

El presente dosier tiene como objetivo fomentar la reflexión crítica sobre/con los coleccionistas, con relación a los papeles que cumplen en la producción de sentido sobre la música, el sonido y la memoria, desde las siguientes perspectivas e interrogantes:

1 – Coleccionistas y perspectivas decoloniales: ¿qué nos dicen las colecciones y los/las coleccionistas cuyas acciones transcurren a partir de iniciativas no institucionalizadas y dispersas en el tiempo y en diferentes geografías del conocimiento, sobre modos de conocer, frecuentemente ignorados por la academia?

2- Coleccionistas, industria fonográfica y construcción del patrimonio: ¿qué lugar ocupan las acciones individuales de los/las coleccionistas como agentes vitales para la preservación y salvaguarda del patrimonio sonoro y de las memorias locales? ¿De qué modo las industrias fonográficas – incluyendo las pequeñas grabadoras – generan y articulan nichos de mercado pensados para coleccionistas y amantes de las tecnologías fonográficas del pasado?

3- Coleccionistas, poder público y saberes académicos: ¿qué modelos y prácticas han seguido las universidades y otros poderes públicos instituidos para abordar las políticas de preservación de los archivos sonoros privados? ¿Cómo evaluar las relaciones de poder que se establecen entre las instituciones y los coleccionistas en la construcción de una memoria sónica común?

4- Coleccionistas, colectivos y redes sociales – A menudo los y las coleccionistas de música se organizan en colectivos – frecuentemente informales – encaminados a la recuperación de la memoria sonora, especialmente aquella que está almacenada en soportes fonográficos obsoletos (discos de 78 rpm, cintas magnéticas, long-plays, entre otros). ¿Cuál es el papel de las redes sociales en la formación de estos colectivos de coleccionistas? ¿Cómo comprender las nuevas posibilidades de interacción virtual en la construcción de redes de memorias asociadas a la recuperación de herencias sonoras desde una perspectiva global?

Coordinadores del dosier:

Ana Paula Peters es Profesora de la Universidad Estatal de Paraná (UNESPAR – campus Curitiba I – EMBAP), Brasil, donde se desempeña en carreras de licenciaturas en Música, en el Bachillerato en Museología y en el Programa de Pós-grado en Música en la Universidad Estatal de Paraná (UNESPAR), la línea de investigación Música, Cultura y Sociedad. Es doctora en Historia por la Universidad Federal de Paraná (UFPR). Sus intereses de investigación incluyen la música popular brasileña, los archivos sonoros, la industria fonográfica, la práctica musical y las posibilidades de enseñanza del choro en clases universitarias. Es autora del libro “Nas trilhas do choro” (2016), publicado por el Programa de Apoyo e Incentivo a la Cultura de la Fundación Cultural de Curitiba y por el Ayuntamiento de Curitiba. En 2013, la colección de libros de su autoría Além das notas: música, destinada a la educación musical del 1º al 5º año, estuvo entre las obras finalistas del Prêmio Jabuti, en la categoría de libros didácticos y paradidácticos. Entre 2017 y 2018 desarrolló una investigación posdoctoral en la Universidad de Aveiro (Portugal), en el ámbito del INET-md, sobre radio desde la perspectiva de los archivos sonoros.
Contacto: anapaula.peters@unespar.edu.br

Pedro Aragão es Investigador Asistente en la Universidad de Aveiro (Portugal), miembro integrado del INET-md y profesor en la Universidad del Río de Janeiro (UNRIO)(Brasil). Sus intereses de investigación incluyen música popular brasileña, archivos sonoros, relaciones entre industria fonográfica y música popular, y lusofonia. Es autor del libro Alexandre Gonçalves Pinto y ‘O choro’, que en 2012 recibió el Prêmio Silvio Romero IPHAN – MINC (2ª posición) y el Prêmio de Produção Crítica em Música 2013. Es organizador (juntamente con Bia Paes Leme, Paulo Aragão y Marcilio Lopes) de los libros Pixinguinha, Inéditas e Redescobertas, Pixinguinha: Outras pautas y Carnaval de Pixinguinha, en que reunió los arreglos orquestales de este compositor brasileño para la radio en las décadas de 1940 y 1950. Actuó como Profesor Visitante en la Universidad de Aveiro entre 2015 y 2016, donde desarrolló investigación posdoctoral sobre colecciones sonoras en 78 rpm en Portugal y Brasil. Entre agosto de 2018 y marzo de 2020 actuó como Investigador Principal del proyecto SOMA – Sons e Memórias de Aveiro un proyecto competitivo desarrollado por INET-md (UA).
Contacto: pmaragao@ua.pt

Susana Sardo es Profesora Asociada de Etnomusicología en la Universidad de Aveiro (Portugal) y Profesora Visitante de la Cátedra Cunha Rivara en la Universidad de Goa (India). Desde 1987 ha desarrollado trabajo de investigación sobre Goa y sobre música y lusofonía. Sus intereses de investigación incluyen música y poscolonialismo, la música en el espacio de habla portuguesa, incluyendo Portugal, donde también ha desarrollado trabajo de investigación sobre el proceso de folklorización, música y pos-dictadura y archivos de sonido e imagen. Es autora del libro Guerras de Jasmim e Mogarim: Música, Identidade e Emoções em Goa (Texto 2010) que recibió, en 2012, el Premio Cultura da Sociedade de Geografia de Lisboa. Entre sus tareas de edición se destacan la coordinación de la colección Viagem dos Sons (Tradisom 1998) y la coedición del libro Historical Sources of Ethnomusicology in Contemporary Debate (Cambridge Scholars Publishing 2017). En 2017 fue elegida co-chair, con Gerda Lechleitner, del Study Group of Historical Sources del International Council for Traditional Music. Es coordinadora del polo de la Universidad de Aveiro del Instituto de Etnomusicología – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).
Contacto: ssardo@ua.pt

 

 


*Previsão de publicação da edição: maio/junho de 2021
Editora Chefe dos Periódicos da FAP: Profa. Dra. Cristiane Wosniak