: CHAMADA

CALL FOR PAPERS – REVISTA CIENTÍFICA FAP online (ISSN 1980-5071)

02/02/2020 a 02/07/2020

DOSSIÊ: ARTE E(M) ESPAÇO URBANO E PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

 

Revista Científica/FAP online vem se consolidando há 14 anos como uma publicação semestral do campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná da Unespar e que tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções produzidas por Doutores e/ou Mestres em duas formas de chamadas: Dossiês Temáticos e Fluxo Contínuo, para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Arte/Tecnologia, Artes do Vídeo, Cinema, Dança, Fotografia, Performance, Música, Teatro, Comunicação, Educação e Ciências Humanas, nas suas mais variadas formas de análise interdisciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de ensino – nacionais e internacionais.

PRAZOS: O prazo de submissão dos textos e dos currículos à Revista Científica/FAP será: de 04/02/2020 a 02/07/2020, postando o artigo, mediante a realização de cadastro, no site:

http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/about/submissions#onlineSubmissions 

(Após este prazo, os artigos são encaminhados aos pareceristas/revisores ad hoc da Revista)

DOSSIÊ: ARTE E(M) ESPAÇO URBANO E PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

Coordenadores:

Prof. Dr. André Sarturi (UNESPAR)

Prof. PhD. Holly Elizabeth Cavrell (UNICAMP)

Prof. Dra. Milene Lopes Duenha (UNESPAR)

Ementa: Dada a crescente onda de ataques à democracia, à ciência e à participação pública, faz-se urgente a reflexão a respeito de tais temas no ambiente político/cultural atual, tanto na esfera global, quanto na América Latina e, em especial, no Brasil. Na esfera da arte em espaços urbanos, diversos governos municipais vêm tentando proibir de maneira declarada a prática artística realizada em espaços públicos, criminalizando artistas e colocando o debate a respeito da arte junto com legislações higienistas relacionadas ao “barulho e à limpeza pública”. No campo da participação pública e política, conselhos e órgãos de cultura estão sendo desarticulados, desautorizados ou ocupados por pessoas cujos discursos autoritários se alinham no sentido  da redução dos espaços de discussão pública, ou seja, da não participação, e desarticulação dos modos  de mobilização popular e(m) sua livre expressão, cujo maior alvo tem sido a arte. Dessa forma, faz-se urgente debater temas tais como a Arte e(m) Espaço Urbano e Participação do PúblicoNeste dossiê serão aceitos artigos que  discutam sobre a relação entre a produção artística e os espaços públicos, bem como, processos artísticos que convidem, convoquem, evoquem ou provoquem o público a participar. Como participação, entendemos o compartilhamento da autoria promovido por tais processos artísticos. Dessa forma, diferenciamos participação de interação. Todavia queremos discutir trabalhos artísticos que também explorem formas éticas, estéticas e participativas de se estar no mundo. Também serão aceitos trabalhos que discutam os conceitos de participação e criação artística em espaços urbanos, bem como, seu cruzamento por temas relativos à ocupação dos espaços urbanos e sociais, democracia, controle narrativo (e quais a implicações de tal controle nos trabalhos participativos? Quem tem ou não o controle narrativo? Qual a relação entre o controle narrativo e o local de fala? Quais as implicações dos participantes nos trabalhos participativos? Etc..), emancipação (ou não) do espectador e recepção.

Eixos temáticos de interesse do dossiê:

1)    Produção artística e(m) espaços públicos;

2)    Processos artísticos e modos de convite à participação;

3)    Autoria compartilhada do acontecimento na arte;

4)    Diferenças entre participação versus interação nas proposições artísticas;

5)    Formas éticas, estéticas e participativas de ser/estar no mundo;

6)    Ocupação dos espaços urbanos e sociais pela/com/como arte;

7)    Democracia, controle narrativo e implicações éticas e estéticas;

8)    Emancipação (ou não) do espectador;

9)    Implicações e co-implicações na produção artística no/com o espaço urbano;

10) Proposição e recepção em arte - expectativa versus espectador.

 

Coordenadores:

 

André Sarturi: é professor colaborador da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Doutor em Artes da Cena (UNICAMP). Mestre em Teatro (UDESC). Possui licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Foi coordenador da pós-graduação em Dança: Educação e Cultura (IPGEX), em Florianópolis/SC. Participa, como artista criador, do Coletivo Artístico NIjinski, onde desenvolve trabalhos relativos a criação artísticas ligadas à temática da memória. Recebeu o Prêmio Funarte de Artes na Rua pelo espetáculo Nijinski: Para Dentro do Coração de Deus. Escreve sobre improvisação, interação e composição em tempo real, tendo vistas as conexões entre as artes da cena (dança/teatro/performance) e o Roleplaying Game. Também trabalha com treinamento de artes marciais para a dança. Atua principalmente nas seguintes áreas: teatro e dança, poéticas experimentais em dança, roleplaying game, filosofia e arte. Além disso possui publicações em diversas áreas, tais como: artes do corpo, ensaios filosóficos, dança, teatro, performance, artes marciais, educação ambiental e jogos de RPG.

Contato: andresarturiteatro@gmail.com

 

 

Holly Elizabeth Cavrell: é Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); possui pós-doutorado na NYU na Gallatin School for Individualized Study, com o projeto "Desenvolvendo a Intimidade através de Intervenções Artísticas em Espaços Não-Convencionais" com supervisão de Julie Malnig, PhD. É graduada em Comunicação e Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi chefe do Departamento de Artes Corporais do Curso de Dança da Unicamp (2012- 2016), coordenadora associada do Curso de Dança da Unicamp (1993-2003), membro da comissão de Graduação, Conselho Departamental e membro titular da Sub Comissão de Pós Graduação do programa Artes da Cena. É professora da Universidade Estadual de Campinas, atuando tanto na Graduação quanto no programa da Pós-Graduação Artes da Cena principalmente nas áreas de dança moderna e contemporânea, composição coreográfica, improvisação e história da dança. Diretora do grupo Domínio Público, grupo de pesquisa em Dança Contemporânea. Lidera o grupo de pesquisa Cia. Domínio Público, membro do grupo de pesquisa Gepeto e co-lidera o grupo de pesquisa Núcleo Redes.

Contato: hcavrel@gmail.com

 

Milene Lopes Duenha: professora colaboradora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do paraná (Unespar) – campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Bailarina, performer, atriz e arte-educadora. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduação em Artes Visuais/Arte-educação pela mesma instituição. É mestre e doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela Capes na Universidade de Lisboa em 2017. Pesquisa composição nas artes presenciais e as relações entre ética, estética e política. Interessa-se por questões ligadas ao corpo ingovernável e seus modos de estar/fazer como potência de afeto. Atua na intersecção entre as linguagens da dança, da performance e do teatro desenvolvendo uma pesquisa artística no coletivo Mapas e Hipertextos e no projeto Corpo, Tempo e Movimento. É pesquisadora associada ao AND Lab Research - Centro de Investigação Arte-Pensamento & Políticas da Convivência, Lisboa, Pt integrando a linha de pesquisa e criação ANDbodiment e integra a equipe de coordenação do núcleo AND Lab - Curitiba, Paraná.

Contato: miduenha@yahoo.com.br

 

*Previsão de publicação da edição: novembro/dezembro de 2020

Editora Chefe dos Periódicos da FAP: Profa. Dra. Cristiane Wosniak