CHUÍ/RS DIGITAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NO SETOR HOTELEIRO

Autores

  • Marcos Vinicius Dalagostini Bidarte Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Taiane Rodrigues Danielce Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Lucimari Pereira Acosta Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.3.3432

Palavras-chave:

Mí­dias sociais, Gestão Hoteleira, Marketing Digital

Resumo

O marketing digital trouxe novas possibilidades de interação com os clientes, além de facilitar o processo de venda. Eles passam a ser o foco do marketing das empresas, exigindo novas formas de comunicação. Com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas surgiram as mí­dias sociais, que aparecem como novas formas de comunicação e relacionamento para a sociedade – e para as empresas. Nesse cenário, os meios de hospedagem precisam utilizar o marketing digital para a divulgação e valorização do empreendimento, mantendo o foco nos serviços oferecidos. Dada a importância do uso do marketing digital este estudo teve como objetivo verificar se os canais de distribuição online auxiliam na captação de clientes nos hotéis do municí­pio gaúcho do Chuí­-Brasil. Seguiu-se um percurso metodológico de caráter descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, sendo os dados coletados através da aplicação de questionário estruturado a sete de 10 empreendimentos hoteleiros, e analisados através de estatí­stica descritiva com auxí­lio teórico. Os principais resultados sinalizam que não há investimentos e nem exploração do potencial que as mí­dias sociais oferecem para promoção e divulgação dos empreendimentos, pois a maioria dos empreendimentos hoteleiros visa captar clientes somente através do Google+, Facebook e WhatsApp. Embora os meios de hospedagem do municí­pio gaúcho do Chuí­ visem a captação de clientes por meio das mí­dias sociais e tenham conhecimento da importância que elas apresentam para a divulgação e promoção dos empreendimentos, não são realizados investimentos na qualificação de pessoas e no setor de comunicação online, o que possibilitaria desenvolver uma gestão de marketing de relacionamento com os clientes.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Dalagostini Bidarte, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Técnico em Biocombustí­veis pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Bacharel e Mestre - Linha de Pesquisa: Organizações e Desenvolvimento em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Taiane Rodrigues Danielce, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharela em Hotelaria pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Lucimari Pereira Acosta, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharela e Mestra em Turismo e Hotelaria (PPGTH/UNIVALI). Professora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos