QUALIDADE E SATISFAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ATENDIMENTO A CLIENTES EM EMPRESAS VAREJISTAS DA CIDADE DE PARANAGUÁ

Autores

  • Andressa Fornazzari Kloster

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2018.1.1.3274

Palavras-chave:

Atendimento. Satisfação do consumidor, SERVQUAL.

Resumo

O presente estudo tem como base dados preliminares coletados para o trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo analisar qual é o ní­vel de satisfação dos clientes em relação ao atendimento em empresas varejistas da cidade de Paranaguá, tomando como base até o presente momento uma empresa do segmento de departamento parnanguara. Para que se possa iniciar esse estudo necessita-se compreender alguns conceitos essenciais para este, tais como, o comportamento do consumidor, satisfação do consumidor, qualidade no atendimento, forma de mensuração da satisfação do consumidor pelo modelo Service Quality e varejo. Sendo que a forma que foi utilizada para a coleta de dados foi através de um questionário de múltipla escolha com escala de concordância/discordância denominado de SERVQUAL, onde teve-se como grande achado a percepção de que a empresa pesquisada conquistou a população pois atende aos aspectos inerentes aos que são focados pelo modelo SERVQUAL, havendo necessidade unicamente de repensar a respeito da empatia passada pelos seus colaboradores, pois neste houve maiores discordâncias e concordâncias negativas a respeito da mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABACKERLI, J. A.; MIGUEL, D. A. C.; SALOMI, G. G. E. Servqual x Servperf: Comparação entre instrumentos para avaliação da qualidade de serviços internos. In: Gestão e Produção, v. 12, n. 2, p. 279-298, mai/ago 2005.

ARMSTRONG, G. KOTLER, P. Princí­pios de marketing. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1991.

BERRY, L. L.; PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A. A conceptual Model of Service Quality and its Implications for Future Research. Journal of Marketing, v. 49, p. 41-50. Fall, 1985.

BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L.; SILVA, R. Metodologia Cientí­fica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

BLACKWELL, R. D.; ENGEL, J. F.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cientí­ficos Editora S.A., 2000.

BLECHER, N. O futuro é o desconto. Revista Exame. Disponí­vel em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0607/noticias/o-futuro-e-o-desconto-m00053071 Acesso em: 06/04/12

CHURCHILL, G. A. J.; PETER, J. P.; Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

DUQUE, L. P.; LOBO, J. R. M.; OLIVEIRA, L. O. F.; RODRIGUEZ, M. V. R.; FRONTELI, M. H. Comportamento do consumidor no varejo de farmácias e drogarias na mesorregião do norte pioneiro do Paraná. Curitiba. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Administração. Universidade Federal do Paraná.

KOTLER, P. Administração de marketing: Análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

______. Administração de marketing: A edição do novo milênio. São Paulo: Pearson Prantice Hall, 2000.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia cientí­fica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEIDENS, A. Investimento no relacionamento e lealdade: Um estudo no varejo de vestuário em Curitiba. Curitiba. 2006. 219 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Administração. Universidade Federal do Paraná.

LIMA, M. R. S.; NIQUE, W. M. As dimensões da satisfação dos consumidores no ambiente virtual: Uma avaliação no varejo. In: Encontro da Associação Nacional de Pós – graduação e Pesquisa em Administração. p. 26... Salvador, 2002.

MARCANTE, P. Qualidade no atendimento: Diferencial competitivo dos campeões. Biblioteca Sebrae. 2004.

MARCHETTI, R.; PRADO, P. H. M. Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor. RAE – Revista de Administração de Empresas. v. 41, n. 4, p. 56-67 São Paulo, out/dez. 2001.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, T. M. V. Amostragem não probabilí­stica: Adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e cotas. v. 2, n. 3, julho/agosto/setembro 2001. Disponí­vel em: www.fecap.br/adm_online/art23/tania2.htm Acessado em: 07/11/2011

QUEIROZ, M. F. L. Qualidade e excelência no atendimento ao cliente: Um estudo de caso da empresa vivo – Loja Djalma Batista em Manaus. Manaus. 2005. 82 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Administração com Habilitação em Gestão da Inovação. Instituto do Ensino Superior Fucapi (CESF).

SEGALA, M. O porto, os empregos e as TVs de led. Exame, São Paulo: Abril, n. 25, p. 84 – 85, dez. 2011.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos