ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS NO MERCADO TURÍSTICO: ESTUDO DE CASO SOBRE OS HOTÉIS DE CHARME

Autores

  • Fábio Luciano Violin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Gabriela Ferreira Pires UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
  • Wesley Santos Batista Lima UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.3.3244

Palavras-chave:

Turismo, Hotéis de Charme

Resumo

Para satisfazer as necessidades de todos os tipos de consumidores é essencial que as empresas estabeleçam metas, estratégias capazes de agregar valor através da oferta de seus produtos e/ou serviços. Em relação ao setor hoteleiro a importância da utilização dessas ferramentas não deixa de ser importante, como qualquer empresa, os hotéis também precisam administrar o marketing buscando a melhor forma de apresentar sua oferta ao mercado. Pensando nisso, este trabalho tem o intuito de mostrar os Hotéis de Charme como exemplo de sucesso, que compreende a importância da qualidade dos serviços na hotelaria e buscam atrair seus clientes priorizando o atendimento personalizado, além de focarem na responsabilidade ambiental e inserir a comunidade local nos serviços. Esses são alguns dos elementos que podem ser vistos como estratégicos e que são capazes de trazer resultados promissores aos empreendedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luciano Violin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Assistente Doutor na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Gabriela Ferreira Pires, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Turismóloga pelaUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Wesley Santos Batista Lima, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Turismólogo pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Referências

Blum V.M. (2015). Atração e retenção de clientes por meio de estratégias mercadológicas para a empresa Jinga Bar. Recuperado em 20 de março de 2015 de http://siaibib01.univali.br/pdf/Vinicio%20Marin%20Blum.pdf.

Castro, N. C. W; Barreto, L. K. S & Castro, G. C. A (2015) Consumo e educação ambiental: uma análise em hotéis do RN vinculados í associação roteiros de charme. Revista ESPM. Recuperado em 7 de março de 2015 de http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2012/comunicon/gts/gtdez/ CASTROBARRETOAZEVEDO.pdf.

Dencker, A.F.M. (2004) . Métodos e técnicas de pesquisa em turismo ( 8ª ed.). São Paulo:Futura.

Domingues, C. (2014). Prontuário Turí­stico. Leya.

Guimarães, A.T.R.; Dutra, I.S; Almeida, F.A.S; Zaccarelli, S.B & Riccio, E.L. (2008). O caso dos hotéis da associação roteiros de charme: competir e vender como em rede de negócios? XXV Simpósio de Gestão de Inovação Tecnológica. ANPAD.

Guimarães, A.T.R.; Dutra, I.S; Almeida, F.A.S; Zaccarelli, S.B & Riccio, E.L (2015). Planejamento estratégico em redes de negócios: análise ambiental em uma rede de hotéis e pousadas. Recuperado em 19 de março de 2015 de http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/grupodepesquisa/publica%C3%A7%C3%B5es/Martinho/101.pdf .

Santos, F; Kalfetz, J. O. S. (2011). Felissimo exclusive hotel charme x demanda. Recuperado em 19 de março de 2015 de http://siaibib01.univali.br/pdf/Fernanda%20dos%20Santos,%20Josiane%20Otilia%20de%20Souza%20Kalfeltz.pdf.

Silva, D. R. F; Mota, K. C. N. (2015). O segmento da hotelaria de charme como estratégia mercadológica no Ceará. Recuperado em 19 de março de 2015 de http://www.ucs.br/ucs/tplSeminTur2010/eventos/seminario_de_pesquisa_semintur/anais/grupo_jr_03/arqui vos/arquivos_jr/03/O%20Segmento%20da%20Hotelaria%20de%20Charme%20como%20Estrategia%20Mercadolog.pdf.

Spanhol, C. P; Mendonça, I. T; Mendonça, M. T; Silva, V. F; Lima, D. O. F. (2010). Estratégias mercadológicas: um estudo multicascos em hotéis no municí­pio de ígua Clara/MS. INGEPRO – Inovação, gestão e produção. 2 (12), 19-31.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Artigos