PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A POLÍTICA DE EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO COMO UM FATOR PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL REGIONAL

Autores

  • Fernanda Neves Iadocicco Instituto Federal da São Paulo - IFSP
  • Oséias Santos de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2019.1.1.2761

Palavras-chave:

Democratização da Educação, Polí­ticas Educacionais. Instituto Federal de São Paulo, Educação Técnica e Profissional.

Resumo

A democratização da educação é inegável para o desenvolvimento social em todas as áreas, o que contribui para a construção de uma sociedade participativa e mais justa para todos. Sob este prisma o presente artigo tem como propósito analisar o processo de democratização do Ensino Técnico e como ele influenciou diretamente no projeto de expansão dos Campus do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, de modo a atender as necessidades das distintas regiões onde este se insere. A pesquisa, de natureza qualitativa, estrutura-se em uma análise bibliográfica, a partir de enfoques teóricos discutidos por autores que pesquisam sobre o tema, e também em uma análise documental, na qual são objeto de exploração os documentos nacionais, configurados na legislação nacional e os institucionais, tais como Plano de Desenvolvimento Institucional e os Relatórios de Gestão. A partir destes enfoques são analisados, além do contexto histórico, a evolução desta instituição educacional e a abertura de seus trinta e três Campus, voltados ao atendimento de arranjos produtivos e sociais locais. O estudo revela que a expansão do IFSP se insere em uma polí­tica educacional atual pautada na interiorização da educação técnica e superior o que possibilita acesso à educação pública de qualidade, nas regiões mais distantes, alinhada às questões cientí­ficas e tecnológicas, assim, elevando o ní­vel de escolaridade dos estudantes e fomentando a qualificação profissional.

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Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigos