Ciclos Repère: História, funcionamento e possí­veis intersecções com os processos coletivos e colaborativos no Brasil

Autores

  • Vinicius Medeiros dos Santos
  • Luciana Paula Castilho Barone UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3674

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa realizada entre agosto de 2017 e julho de 2018 no Programa de Iniciação Cientí­fica da UNESPAR. O trabalho objetivou estudar e reconstruir as origens e o funcionamento dos Ciclos Repère, sistema de criação teatral colaborativa pensado e aplicado dentro do extinto grupo quebequense Théâtre Repère. Para isso, foi utilizada revisão bibliográfica de livros, entrevistas, teses. São apresentadas as etapas constituintes desse sistema e como elas funcionam. O trabalho também tangenciou possí­veis relações desse modelo de processo com aquilo que no Brasil ficou conhecido como processos coletivos e processos colaborativos, usando como referência a obra de Stela Fischer (2003). Nota-se algumas relações metodológicas entre os Ciclos Repère e os processos coletivos/colaborativos, apontando principalmente possí­veis relações com os procedimentos do Ói Nóis Aqui Traveiz. Por fim, fez-se uso dos Ciclos Repère na realização de um espetáculo de teatro para experimentar essa ferramenta na prática e refletir sobre sua potência atual, num contexto deslocado daquele em que foi criado. A peça resultante foi intitulada Preia-mar e o artigo descreve brevemente sua construção.
A pesquisa recebeu subvenção da Fundação Araucária durante todo o perí­odo de sua realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Medeiros dos Santos

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. Técnico em Arte Dramática pela Escola Técnicas de Artes de São Paulo (ETEC de Artes/SP) e Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná - Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR). Dedica-se ao pensamento sobre coletividade e teatro í  volta da investigação do Modo Operativo AND (MO_AND) e sua aplicação aos processos de criação. Pesquisa também procedimentos do teatro coletivo e colaborativo e dramaturgia. É membro-fundador do TEATRO SECALHAR, grupo curitibano que investiga o Modo Operativo AND como ética para o trabalho em coletivo e como procedimento de criação cênica. Integra o AND Lab Curitiba, núcleo regional de pesquisa do Modo Operativo AND vinculado ao AND Lab Lisboa.

Luciana Paula Castilho Barone, UNESPAR

Pesquisadora, docente, atriz e diretora teatral, é Bacharel em Artes Cênicas (1996, UNICAMP), Educadora do Movimento Somático pelo programa de Body-Mind Centering (formação no Brasil, Argentina e Canadá, 2019), Especialista em Psicologia Junguiana pelo IJEP-FACIS (2017) - com pesquisa que entrelaça os processos de criação cênica aos alquí­micos e psí­quicos -, Mestre (2002) e Doutora (2007) em Multimeios, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo pesquisado tecnologia em encenação e a poética de Robert Lepage. Dirigiu Isadora: a dança do destino (de sua autoria, 2018), Elogio do Crime, (Teatro de Alvenaria, 2007), Ensaio sobre a Liberdade (Teatro de Alvenaria, 2004), Ofélia em Off (de sua autoria, 2008, 2005, 2003) e Cadafalso (NT2aM,1999), tendo co-dirigido Revólver (NT2aM, 1996-1997). Em 2017 atuou no solo de dança Desvio, criação própria, a partir de traços autobiográficos e, em 2014, atuou em seu solo teatral autobiográfico, Iminência, resultante da pesquisa Inconsciente, subjetividade e processo de criação cênica. Em 2019 foi pesquisadora visitante do Departamento de Teatro e Performance da Goldsmiths University of London, pesquisando o Body-Mind Centering como suporte í  técnica de atuação de Michael Chekhov. Em 2010, fez estágio de observação com Robert Lepage / Ex Machina (montagem de O Ouro do Reno, de Richard Wagner, no Metropolitan Ópera House, NY). Assinou a iluminação de diversos espetáculos, tendo atuado também como preparadora de elenco para os curta-metragens Voltei para buscar os bolinhos (2005) e Histórias de concreto (2005). Desde 2008 é professora adjunta do Bacharelado em Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR), tendo ministrado aulas de Interpretação, Direção, Multimí­dia e Cena, entre outras. Foi editora da Revista Cientí­fica de Artes/ FAP (2010-2012) e presidente da Comissão Institucional de Pesquisa (2009-2010).É lider do Grupo de Pesquisa Processos Criativos em Artes Cênicas (UNESPAR - CNPq).

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

dos Santos, V. M., & Barone, L. P. C. (2020). Ciclos Repère: História, funcionamento e possí­veis intersecções com os processos coletivos e colaborativos no Brasil. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3674