DESIDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO: PERFORMATIZANDO A LISTA DE PRESENÇA.

Autores

  • Nicholas Gomes Viana de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3663

Resumo

Esta pesquisa se propõe a debater a desidentificação (MUÑOZ, 1999) de gênero que se faz presente no contexto escolar e que pode ser revelada através de algumas estratégias diferenciadas no ensino de teatro. Sugere a reflexão acerca das possibilidades de discussões sociais, sobretudo polí­ticas no momento da identificação por meio da lista de presença da sala de aula. Em grupos de teatro, elencos cinematográficos, na performatividade das drag queens, no meio artí­stico em geral, é comum utilizar a identificação do profissional o seu nome artí­stico. Essa prática, muitas vezes batizada pela própria artista, possibilita a liberdade de escolher como prefere ser chamado/reconhecido. Pensando na pluralidade da sala de aula, na diversidade de gênero existente na sociedade e no ensino de teatro como um espaço de reconhecimento dessas identidades e sobretudo no respeito às diferenças, apresento um relato de experiência pedagógica que possibilita reflexões acerca das questões de gênero através de uma lista de presença performatizada.A importância da promoção de reflexões a respeito de tais assuntos não pode ser negada e o teatro, as Artes Cênicas são o meio que promovem esse estudo. Mesmo que haja engates polí­ticos para acanhar tais discussões, a performance como estratégia, vem para que o conhecimento sobrepasse a ignorância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicholas Gomes Viana de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nick Oliver é professor-performer, encenador, ator e maquiador cênico. Desenvolve pesquisa sobre desidentificação de gênero e performance queer. É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC) da UFRN e pesquisador na Especialização em Ensino de Teatro no IFRN - Parnamirim. Foi bolsista pesquisador do programa de iniciação í  docência (PIBID), estudando o uso da máscara como meio pedagógico. Atualmente leciona em curso de MAQUIAGEM CÊNICA no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Atua e dirige na companhia de teatro [í ] Margem na cidade do Natal. Realiza performances Drag Queen (Tranforme-se, InFilTrans, Performe-se). Membro do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de criação (Cirandar DEART/UFRN) e do LabPerformance (DEART/UFRN).

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Gomes Viana de Oliveira, N. (2020). DESIDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO: PERFORMATIZANDO A LISTA DE PRESENÇA. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3663